Mato Grosso, 08 de Maio de 2021
Mato Grosso
Nos primeiros meses do ano, mais de 700 pessoas conseguiram trabalho por intermédio do Sine
03.05.2021
15:17
FONTE: Ascom Prefeitura/Aline Albuquerque

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

    Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Os três primeiros meses do ano apresentaram saldo positivo em relação ao trabalho realizado pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) na geração de empregos em Lucas do Rio Verde. De janeiro à metade de abril, 761 trabalhadores conseguiram emprego no município.

 

No mesmo período do ano passado, o número registrado foi de 456 colocações, o que representa um aumento de 59% nos primeiros meses de 2021. Este ano, o número de encaminhamentos, quando uma pessoa é encaminhada para uma empresa ou mais, registrou 3.720. O número de inscritos, que representa os novos cadastros de pessoas no Sine, foi de 821.

 

Os dados do Sine do mês de janeiro apontam 75 colocados no mercado. O número de encaminhados no primeiro mês do ano foi de 933. Janeiro registrou 167 novos inscritos no Sistema, enquanto 152 vagas foram ofertadas neste mês.

 

O mês de fevereiro fechou com 179 trabalhadores contratados e 865 pessoas encaminhadas às empresas parceiras. Foram cadastradas 196 pessoas e 339 vagas. Março registrou um saldo de 372 contratações, com um total de 1.333 encaminhamentos. Os cadastros novo apontaram 317 inscritos no terceiro mês do ano, frente às 390 oportunidades abertas no período.

 

O relatório parcial de abril, fechado no 22º dia do mês, apontou que 135 trabalhadores foram contratados e 589 pessoas receberam carta de encaminhamento. As vagas oferecidas registraram 169 oportunidades e 141 novos inscritos no balanço parcial.  

 

De acordo com dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em todo o Estado de Mato Grosso foram abertas 4.277 novas oportunidades. Em 2020, foram ofertadas um total de 3.497 vagas, sendo que deste número 1.200 trabalhadores foram inseridos no mercado pelo Sistema. O total de encaminhamentos do ano passado foi de 16.349, com o registro de 2.507 inscritos.

 

De acordo com a coordenadora do Sine, Eliane Zamberlam, a maioria das contratações ocorreu no setor de produção de alimentos e na área agrícola de forma geral, ramos de forte desenvolvimento na cidade. Entretanto, ela ressalta que o trabalhador precisa se manter qualificado para conseguir preencher as oportunidades ofertadas.

 

“Apesar da pandemia, o Brasil e o mundo não pararam. A máquina continua girando, por isso tivemos todas essas contratações. É muito importante que a pessoa busque qualificação, pois muitas empresas acabam não contratando pela falta de mão de obra especializada”, ressaltou a coordenadora.

 

Sobre o SINE

O Sine é uma ferramenta do Ministério do Trabalho que facilita a intermediação da mão de obra com o empregador. Por meio das vagas captadas junto a empregadores, o sistema reduz o tempo de espera. Além disso, o Sine realiza o intermédio entre a vaga e o candidato, facilitando a seleção ao empregador.

 

O atendimento é gratuito tanto para a empresa como para o trabalhador. Para anunciar vagas, as empresas devem procurar o Sine e realizar o preenchimento do formulário.

 

Em Lucas do Rio Verde, o Sine está localizado na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, nº 766 S, próximo à Avenida Goiás, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

 

Os candidatos devem apresentar documentos pessoais: RG, CPF, carteira de trabalho e levar também currículo atualizado. Estão sendo disponibilizadas 100 senhas por dia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO