Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Nova variante do Coronavirus é identificada em Cuiabá e Primavera do Leste

26.02.2021
09:03
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Dois casos de infecção pela nova variante do Coronavírus foram identificados em Mato Grosso.

 

Uma pesquisa, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações aponta que as notificações aconteceram Cuiabá e Primavera do Leste.

 

O estudo é realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais e Rede Corona-Ômica, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Hermes Pardini.

 

Os pesquisadores sequenciaram 25 genomas pertencentes à variante viral inglesa, conhecida cientificamente como B.1.1.7, e foram analisados mais de 740 mil exames.

 

De acordo com o epidemiologista e secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria Estadual, Juliano Melo, a constatação evidencia que a transmissibilidade do vírus pode aumentar em Mato Grosso.

 

Até o momento, não há evidências sobre o aumento da letalidade desta nova cepa.

 

De acordo com Juliano Melo, o que preocupa é que essa linhagem tem um potencial maior de transmissão, sendo em torno de 50% mais transmissível do que as linhagens anteriores.

 

Diante deste contexto, as instruções de biossegurança e distanciamento social devem ser mantidas e reforçadas pela população.

 

Melo afirma que esse é mais um motivo de alerta para os cuidados com o manejo, isolamento social e todas as demais formas de prevenção. De acordo com ele a vacina é efetiva na redução da transmissibilidade de variantes do vírus.

 

 

Além de Cuiabá e Primavera do Leste, a variante do Reino Unido foi identificada em Minas Gerais, Rio De Janeiro, Paraná, Sergipe, São Paulo, Bahia e Espirito Santo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO