Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Número de dívidas regularizadas cai 5,88% em outubro, diz SPC Brasil

12.11.2014
11:30
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Consumidor organiza suas finanças para não entrar em dívidas
O número de dívidas regularizadas, calculado a partir das retirada dos registros de inadimplência por conta do pagamento feito pelos clientes devedores, recuou 5,88% em outubro de 2014, frente ao mesmo mês do ano passado, informou o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) nesta quarta-feira (12).

Em relação a setembro deste ano, sem ajuste sazonal, o volume de quitações de dívidas caiu 2,11%. A comparação mensal mostrou piora em relação ao que foi registrado em setembro. Naquele mês, frente a agosto, a queda mensal havia sido de 0,11%.

Na avaliação da economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados do indicador de pagamento de dívidas refletem o enfraquecimento da atividade econômica que, aliado a níveis elevados de inflação e taxas de juros, faz com que a confiança dos consumidores também seja prejudicada.

"Com o rendimento dos trabalhadores crescendo menos e a inflação e juros em alta, o consumidor vê a sua capacidade de pagamento se deteriorar, o que torna ainda mais difícil quitar ou renegociar as dívidas em atraso", avaliou a economista.

Ainda segundo Kawauti, a queda do número de consumidores que têm pagado suas dívidas atrasadas é um sinal de que a recuperação de crédito deve encontrar um ambiente menos propício e apresentar resultados menos expressivos do que os de 2013.

"Exemplo disso é que, no acumulado do ano, o número de consumidores que regularizaram suas pendências está 1,62% menor do que o apresentado no mesmo período do ano passado", acrescentou ela.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO