Mato Grosso, 28 de Agosto de 2026
Nacional / Internacional

Número de mortes na fronteira entre Nepal e Tibete passam de 550; desaparecidos superam 1,5 mil

28.08.2026
10:04
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • nepal_2

Mais de 1,5 mil pessoas estão desaparecidas após a avalanche repentina atingir a região do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o Tibete, na China. O número de mortos chegou a 552 nos dois países, segundo autoridades locais.

No Nepal, a polícia informou nesta sexta-feira (28) que 547 pessoas morreram. Na China, a emissora estatal CCTV registrou cinco mortes e informou que outras 558 pessoas continuam desaparecidas no lado tibetano da fronteira.

As equipes de resgate continuam as buscas em meio à lama e aos escombros deixados pela enchente, que ocorreu na última quarta-feira (26). As autoridades também alertaram para o risco de novas inundações. Um lago formado rio acima após o desastre voltou a transbordar. Moradores de áreas consideradas de risco foram orientados a procurar locais seguros.

China aponta possível colapso de geleira

Análises preliminares indicam que o desastre pode ter sido provocado pelo colapso de uma geleira em uma região de grande altitude no Nepal. O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que especialistas e órgãos oficiais dos dois países participam das avaliações. Segundo o porta-voz da pasta, Lin Jian, os trabalhos ainda estão em andamento.

Nova barreira de água preocupa autoridades

A polícia do Nepal informou que uma barreira natural de água formada no lado tibetano da fronteira voltou a se romper. Militares, equipes de resgate e moradores que participam das operações foram orientados a permanecer em alerta. Eles devem deixar a região imediatamente caso haja risco de uma nova inundação.

"Não parou", disse à Associated Press o porta-voz da polícia nepalesa, Abi Narayan Kafle. Segundo ele, as buscas continuam, mas são acompanhadas de perto pelas autoridades.

Derretimento de geleiras aumenta risco de desastres

As primeiras investigações indicam que uma grande massa de gelo se desprendeu de uma geleira e bloqueou temporariamente o curso de um rio. A água se acumulou atrás da barreira. Horas depois, avançou rio abaixo com força e provocou a inundação.

Pesquisadores analisam imagens de satélite e dados coletados em campo para determinar exatamente como o desastre começou.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou na quarta-feira que detectou o colapso de uma geleira com magnitude 5,2. O fenômeno provocou uma avalanche de detritos e atingiu comunidades da região.

Ainda não há uma conclusão sobre uma relação direta entre o aquecimento global e a tragédia. Cientistas, porém, afirmam que o aumento das temperaturas eleva o risco de eventos relacionados ao derretimento e ao colapso de geleiras.

O Himalaia está entre as regiões que registram um rápido aumento das temperaturas. A mudança aumenta a vulnerabilidade de comunidades a enchentes e outros desastres ligados às geleiras.

 

*Com Associated Press.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO