Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Esportes

O que o Palmeiras ganha e perde se Dudu sair

09.07.2020
09:36
FONTE: GloboEsporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O que o Palmeiras ganha e perde se Dudu sair

    Luxemburgo e Dudu durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco\ Ag. Palmeiras

Ídolo da torcida e destaque do time desde 2015, Dudu pode representar um bom alívio para o caixa do Palmeiras se a negociação com o Al Duhail, do Catar, for concretizada. É esse o dilema que tem vivido o clube alviverde nas últimas semanas.

 

O jogador já fez alguns exames médicos, mas detalhes burocráticos ainda impedem a assinatura do contrato e a oficialização da transferência. Há a expectativa, porém, que isso se resolva até o fim da semana.

 

Nos bastidores, os palmeirenses sabem o peso que tem perder seu principal atleta. Porém, o desejo claro de Dudu de se transferir e encerrar sua trajetória com a camisa alviverde impediu qualquer esforço da diretoria para mantê-lo.

 

A provável saída por empréstimo abre espaço no time de Luxemburgo e pode render inicialmente ao Verdão sete milhões de euros por uma temporada (mais de R$ 42 milhões).

 

Dudu, recentemente acusado de agressão pela ex-mulher, pode permanecer em definitivo no Catar se cumprir metas - o clube pagaria mais seis milhões de euros e um milhão de euros de bônus.

 

O que o Palmeiras ganha com a saída de Dudu:

Mais segurança no caixa

Os valores apresentados inicialmente na negociação representariam um alívio para as finanças do clube, principalmente por conta da queda de receitas por causa da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus no futebol mundial.

 

Alívio na folha salarial

Depois de recusar ofertas milionárias da China por Dudu, o Palmeiras renovou o contrato do atacante em janeiro de 2019. Ele representa o maior investimento na folha salarial do elenco. Nos últimos meses, a diretoria acertou com os atletas a redução de 25% dos vencimentos registrados em carteira como uma das medidas para enfrentar a crise.

 

Espaço para Gabriel Veron

Eleito melhor jogador da Copa do Mundo Sub-17 no ano passado, Gabriel Veron é a maior aposta da base palmeirense. Promovido ao elenco profissional, o atacante de 17 anos jogou em nove das 14 partidas do Verdão em 2020. O técnico Vanderlei Luxemburgo tem pedido calma com o atleta, que tem a característica de atuar pelos lados do campo, com velocidade.

 

O que o Palmeiras perde sem Dudu:

Ídolo para a torcida

A passagem de Dudu repercute desde a contratação, quando o Verdão venceu a concorrência dos rivais Corinthians e São Paulo. Dentro de campo, depois de um início conturbado com a perda do Paulistão de 2015, o atacante foi decisivo nos títulos da Copa do Brasil de 2015 e do Campeonato Brasileiro de 2016, quando foi capitão da equipe, e de 2018, quando foi eleito o melhor do torneio.

 

Importância tática

A versatilidade de Dudu permite aos treinadores escalá-lo pelo lado do ataque ou centralizado como armador. Essa variação deu ao técnico Vanderlei Luxemburgo a possibilidade de testar uma formação com quatro atacantes antes da paralisação nos campeonatos. Essa, inclusive, era a ideia da comissão para o Verdão no retorno dos torneios.

 

Destaque ofensivo

Dudu é a referência do sistema ofensivo do Palmeiras desde 2015. Maior goleador do atual elenco (ele foi artilheiro em 2015 e 2019), ele terminou todas as temporadas como o atleta com mais assistências.

 

Considerando jogos oficiais, atacante participou de um gol a cada duas partidas - foram 70 gols e 76 passes para gol em 295 jogos. Com Dudu na equipe, o Verdão teve 64,1% de aproveitamento, enquanto sem o camisa 7 teve 57,2%.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO