Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

OAB de Lucas do Rio Verde lança sede virtual no metaverso

22.06.2022
06:52
FONTE: OAB MT com Redação

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Épico. Essa é a palavra utilizada pela presidente da 21ª Subseção da OAB Mato Grosso, Danusa Serena Oneda, no lançamento da sede virtual no metaverso. A OAB Lucas é a primeira subseccional do país a ter sede virtual no metaverso, uma realidade virtual imersiva e interativa.

 

“A pandemia nos trouxe momentos tristes, difíceis, mas ela nos deu um salto tecnológico inegável”, destaca Danusa. “Somos pioneiros, com muito orgulho, a nossa subseção do interior do Estado, que abrange Tapurah e Itanhangá, abraçados por nossa seccional, porque sem muitas mãos isso é impossível”.

 

A primeira experiência reuniu profissionais em outros ambientes, gerando uma proximidade virtual única. A partir dessa experiência no metaverso, outras possibilidades se abrem. “Por exemplo, nós temos jovens advogados em Itanhangá que não conhecem nossa sede da subseção. E eles literalmente conhecerão, porque a projeção virtual da nossa sede ficou idêntica, é como se você estivesse entrando em nossa sede física, só no campo virtual”, comemorou.

 

O presidente da Comissão de Inovação e Tecnologia da 21ª OAB/MT, Guilherme Tabile, disse que a entidade rompeu para ser pioneira. E isso deve influenciar positivamente para o segmento jurídico. “Você abre olhos para novas possibilidades, novos nichos de direito. Vários advogados se formam anualmente e tem aquela falsa sensação de não ter mais espaço para se trabalhar. Porém, com a tecnologia vai se criando nichos e possibilidades de o advogado estudar em diversas áreas”, analisou.

 

Tabile observa que a tendência da humanidade é compartilhar essa experiência para recreação e negócios. Estima-se que ¼ da população deve passar mais tempo no metaverso, realizando as mais variadas tarefas. “Estamos falando em 2 ou 3 bilhões de pessoas em questão de 4 anos. É o futuro e nós temos que estar preparados para isso”, ressaltou.

 

ALIANÇA DE INOVAÇÃO

Antes do lançamento da sede virtual no metaverso, a presidente da OAB Lucas recebeu Marcelo Azevedo, da Secretaria de Indústria e Comércio de Lucas do Rio Verde. Ele classificou como importante a iniciativa da OAB em trazer a inovação, permitindo o desenvolvimento tecnológico no município.

 

Na ocasião, a OAB Lucas foi incluída entre as instituições da AIC e passa a integrar a Aliança de Inovação do Cerrado. “É isso que a gente busca enquanto Aliança de Inovação do Cerrado, apoiar todas essas iniciativas que venham de encontro ao processo de inovação, de trazer essa facilidade, essa qualidade maior, que isso represente lá na frente, para o cidadão, contribuinte, para as pessoas de uma forma geral, que usam de serviços, de meios, que possa tornar mais fácil e acessível a todos”, destacou Azevedo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO