Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

OAB pede a AL que investigue o deputado Gilberto Cattani por crime de homofobia

31.05.2021
09:28
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Assembleia Legislativa de Mato Grosso

    Foto: Assembleia Legislativa de Mato Grosso

A OAB Mato Grosso, Ordem dos Advogados do Brasil, ingressou com um pedido na Assembleia Legislativa para que o deputado estadual Gilberto Cattani, do PSL, seja investigado na Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar.

 

De acordo com a Comissão da Diversidade Sexual da OAB, a postagem veiculada pelo perfil oficial do deputado Cattani “apresenta graves indícios de homofobia, atitude que é equiparada ao crime de racismo”.  

 

Com base na postagem do parlamentar, a OAB decidiu pedir a instauração de procedimento junto a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, para apurar a conduta do Deputado Gilberto Cattani por quebra de decoro parlamentar”, diz um trecho do documento.

 

O pedido de investigação do deputado é assinado pelo presidente da OAB Mato Grosso, Leonardo Campos, e pelo presidente da Comissão da Diversidade da Ordem, Nelson Freitas Neto.  

 

Na postagem, que foi feita em referência ao Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado em 17 de maio, Cattani escreveu: "Ser homofóbico é uma opção. Ser gay também", e publicou no Instagram.

 

Agora a decisão de encaminhar ou não o pedido da OAB contra o deputado Cattani está nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi.

 

 

Pelo mesmo motivo, Gilberto Cattani, já está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual. A ação foi representada pelo promotor de Justiça Henrique Scheneider, após o Grupo Livremente, que atua na defesa dos direitos da população LGBTQI+, formalizar a denúncia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO