Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Oficina de história sobre museus virtuais é realizada pela Unemat/UAB de Lucas do Rio Verde

02.08.2022
17:05
FONTE: Ascom Prefeitura

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

    Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) promoveu para alunos e professores do curso de História uma oficina de ensino para discutir “A utilização de Museus Virtuais no Ensino de História”. O encontro foi realizado no último domingo (31), no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Lucas do Rio Verde e teve por objetivo apresentar as ferramentas digitais existentes e gratuitas para uso nas aulas.

 

A professora de História Moderna, Lygia Meneses, veio da cidade de Cáceres especialmente para ministrar a oficina. A ideia era oferecer aos alunos um conteúdo na prática sobre os museus virtuais, que tiveram aumento na demanda durante a pandemia, e conseguiram atender o público utilizando ferramentas específicas.

 

“As visitas virtuais aumentaram nesses dois anos e ampliaram as possibilidades para as pessoas que tinham a curiosidade em conhecer. Ainda existe um preconceito de que estudar história é chato, mas com as novas tecnologias podemos oferecer às pessoas um outro olhar”, explicou Lygia.

 

O encontro teve a participação de 20 pessoas, entre professores e alunos do curso de história. Para a professora-orientadora de tecnologia da Escola Municipal Menino Deus, Dayse Andrade, a oficina foi um momento de aprendizagem muito importante, onde foi possível entender que o modo de ensinar precisa ser aprimorado.

 

“O ensino de história deve ser realizado de maneira que inclua as novas metodologias e que faça uso da tecnologia, um recurso que abre espaço para novas formas de abordar os processos históricos. Entre os recursos que podem ser utilizados estão os museus virtuais, que permitem uma análise dos acontecimentos históricos mediante uma relação com o patrimônio cultural. O uso de fotos e de documentos digitalizados também é um recurso muito importante como forma de tornar as aulas mais modernas. A utilização desses recursos é fundamental porque dinamiza a aula, traz interesse e auxilia no processo de aprendizagem”, relatou a professora Dayse.

 

Para a coordenadora do polo da UAB, Juliana Gonçalves, o encontro foi muito proveitoso. “Estamos voltando a ter atividades presenciais no polo e é uma alegria muito grande ver alunos e professores reunidos em um domingo de manhã adquirindo conhecimento.”

 

O curso de História é oferecido na modalidade a distância pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e conta com atividades presenciais no polo, como provas, seminários e oficinas. 

 

 

Mais informações sobre os cursos disponíveis no polo UAB Lucas do Rio Verde podem ser obtidas via e-mail uabpololucasdorioverde@gmail.com ou ainda pelos telefones (65) 3548-2426 e 3548 2327. Contato também pelo Whatsapp com a coordenadora do polo Juliana Gonçalves: (65) 99911-8214.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO