Mato Grosso, 27 de Julho de 2021
Mato Grosso
Orçamento público é tema de capacitação de servidores em Lucas do Rio Verde
15.06.2021
16:17
FONTE: Ascom Prefeitura/Lina Obaid

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicácio

    Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicácio

Transparência e respeito ao cidadão são os princípios básicos que regem a gestão pública de Lucas do Rio Verde. Nesse sentido, a Prefeitura organizou, por meio da Controladoria, Secretaria de Planejamento e Cidade e Secretaria de Finanças, uma capacitação voltada à compreensão do funcionamento do orçamento público e suas aplicações.

 

O treinamento, que teve sua abertura nesta segunda-feira (14), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, terá duração de uma semana e é voltado aos servidores com funções administrativas de todas as secretarias e autarquias municipais. Ao longo da semana, oficinas de fixação de conteúdos serão aplicadas aos participantes.

 

Neste primeiro momento, foram abordados tópicos como o histórico da Gestão Pública; Princípios Basilares da Administração Pública; Objetivos PDI/LRV e os Instrumentos Planejamento Administração Pública (PPA, LDO, LOA).

 

Para a organização do treinamento é de extrema importância que os servidores compreendam o funcionamento orçamentário do Município, pois é a partir deles que a execução correta começa a ser feita. 

 

Instrumentos Planejamento Administração Pública 

Conforme a Constituição Federal institui em seu artigo 165, as Leis de iniciativa do Poder Executivo são estabelecidas pelo plano plurianual; (PPA); diretrizes orçamentárias; (LDO) e orçamentos anuais (LOA).

 

Em outras palavras, isso seria o mesmo, respectivamente, que: planejar, orientar e executar. Pelo PPA, que é elaborado em conjunto com a população, traçam-se os objetivos do governo pelos próximos quatro anos. 

 

Já pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os recursos recebem destinações diversas, conforme necessidade. E a partir dali, surgem os programas e politicas públicas.

 

 

E por fim, pela LOA, que só pode ser elaborada se a LDO for cumprida, é que a administração pública executa de fato tudo que foi planejado. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO