Mato Grosso, 19 de Junho de 2024
Economia / Agronegócio

Palestra técnica marca abertura do Mutirão do CAR Digital

21.05.2024
16:43
FONTE: Ascom Prefeitura

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 30906993920240521161924

Na noite desta segunda-feira (20), a Secretaria de Agriculta e Meio Ambiente, avançou rumo à modernização e agilidade nas questões ambientais no município, após a cerimônia de abertura do mutirão do CAR Digital, que é uma ação realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. O evento foi realizado no auditório da Universidade La Salle.

 

A solenidade contou com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – OCB/MT e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, além da Secretaria Municipal de Agricultura de Meio Ambiente.

 

Uma equipe da SEMA estará entre os dias 21 a 23 de maio, das 8h às 17h, realizando atendimento aos produtores rurais, nas salas de atendimentos do Sicredi e ESG Logo, localizada dentro da Universidade La Salle.

 

O vice-prefeito Marcio Pandolfo reconhece a importância da regularização ambiental para o setor do agro e reforça o compromisso da Prefeitura em trazer esse desenvolvimento do novo sistema para Lucas do Rio Verde. “É algo extremamente relevante para o avanço e regularidade ambiental do Estado com os produtores. Isso é um esforço muito significativo feito por diversos profissionais da SEMA, e que está acessível.”, afirma.

 

O atendimento é feito mediante agendamento que pode ser realizado no link:

 

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLdPYMH6xgMADIUYteM8hauENssR_CsBiH2uh43cDPiFHA0w/viewform?usp=sf_link

 

Durante o evento, a secretária adjunta de Gestão Ambiental do Estado, Luciane Bertinatto realizou uma palestra sobre o CAR Digital. Na ocasião, os produtores rurais passarão a contar com essa revolução na análise dos dados geométricos do CAR, que permite um cruzamento automatizado com bases de dados geoespaciais, eliminando a necessidade de intervenção manual por parte dos analistas ambientais.

 

“Este momento de lançamento é na verdade um marco que vai trazer na visão de medida disruptiva, diferente das iniciativas que já existem no Brasil. Para chegarmos ao modelo que temos hoje, nós estudamos as iniciativas que começaram com o Código Florestal Brasileiro, e o que nós pensamos para o estado de Mato Grosso é algo diferente, com a melhor qualidade da informação, com mais transparência que vai permitir a qualquer cidadão compreender efetivamente como ocorre o a análise do seu Cadastro Ambiental Rural”, explica.

 

SOBRE O MUTIRÃO

 

Nesta etapa do mutirão, serão atendidos os produtores rurais de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso. Além dos atendimentos, serão realizadas palestras e rodas de conversas com os responsáveis técnicos.

 

No atendimento, a Sema apresentará ao produtor a nova base montada pelo estado, para que ele compare com o CAR feito pelo profissional. A partir disso, o produtor pode validar a proposta da Sema e, caso não concorde com o que foi apresentado, ele continua com seu CAR inicial feito por seu profissional.

 

“Hoje com o CAR Digital, nós reforçamos o compromisso não só do Estado de Mato Grosso, mas também o de Lucas do Rio Verde com a modernização e a sustentabilidade na gestão ambiental, colocando-se na vanguarda das práticas de regularização fundiária e conservação dos recursos naturais”, finaliza secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

 

Confira a programação completa:

 

Terça-feira (21):

 

14h30: Roda de conversa com responsáveis técnicos

 

Local: Auditório Irmão Nelson A. Bordignon, bloco 4 da Unilasalle (Avenida Universitária, nº 1000 W, bairro Parque das Emas)

 

terça a quinta-feira (21 a 23):

 

8h às 17h: Atendimento individualizado com analistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

 

Local: Espaço Sicredi e Espaço ESG da Unilasalle (Avenida Universitária, nº 1000 W, bairro Parque das Emas).

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO