Mato Grosso, 15 de Julho de 2024
Mato Grosso

Período proibitivo de queimadas inicia e Prefeitura cede brigadistas para auxiliar autoridades

02.07.2024
15:02
FONTE: Ascom Prefeitura

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • images_3

O Estado de Mato Grosso decretou a partir de hoje, 01 de julho, o início do período proibitivo de queimadas em todos os 142 municípios. Dessa forma, as equipes de combate a incêndios, formadas pelo Corpo de Bombeiros, estão a postos para atender denúncias dessa natureza. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde concederá seis brigadistas para auxiliar os bombeiros no município e região.

 

Os profissionais foram contratados por meio da Secretaria de Segurança Pública e um veículo também será cedido para auxiliar no combate a queimadas. Os brigadistas estarão a disposição da 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde.

 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é responsável por orientar e fiscalizar em caso de denúncias de queimadas. Segundo a legislação vigente, as queimadas urbanas são proibidas durante o ano todo, enquanto no perímetro rural em período determinado.

 

Denúncias podem ser feitas pelos seguintes contatos: 193 Corpo de Bombeiros, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone 65 3549 7105 e através do aplicativo Lucas Cidadão.

 

De acordo com a determinação, o período proibitivo do uso do fogo na Amazônia e Cerrado vai até 30 de novembro. Já no Pantanal, que já vem sofrendo com as queimadas, está proibido usar fogo desde a terceira semana de junho deste ano. A proibição segue até 31 de dezembro.

 

O período de estiagem severa e baixa umidade do ar contribuem para o aumento de queimadas e a propagação rápida das chamas, por isso é necessária a atenção da população.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO