Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Pesquisa mostra que quatro em cada 10 pessoas estão com as finanças descontroladas

13.04.2021
08:40
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

A pandemia causou descontrole financeiro para quatro em cada 10 pessoas.

 

É o que aponta a pesquisa “Bolso dos brasileiros”, realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box.

 

O estudo contou com a participação de duas mil e 59 pessoas, entre 11 e 22 de fevereiro deste ano, para identificar os impactos causados pela pandemia na população, como o endividamento diante da alta do desemprego e retração econômica.

 

As entrevistas foram feitas on-line, com homens e mulheres de todas as classes sociais, acima de 18 anos.

 

Houve queda de cinco pontos percentuais no número de pessoas que conseguia pagar as contas no vencimento e uma alta de 7% na priorização de quais contas pagar dentro do prazo, durante a pandemia, sendo que a busca por um equilíbrio mínimo das finanças veio do corte de gastos.

 

Neste ano, o endividamento predominante corresponde aos planos de saúde, escolas ou faculdades.

 

Em comparação à pesquisa realizada em 2020, com o mesmo perfil de entrevistados, a compra de mantimentos, gastos de rotina e os cartões de créditos lideravam os níveis de inadimplência, mesmo com o auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal.

 

Em relação a 2021, os serviços de assinaturas viraram essenciais, com o alto índice de pagamentos em dia, devido à recorrência. Já os cartões de crédito, ao contrário do ano passado, aparecem em terceiro lugar, com 74% dos pagamentos em dia.

 

De acordo com a pesquisa, alguns perfis foram mais impactados pela pandemia.

 

Mulheres e pessoas das classes C, D e E foram as mais afetadas pela crise, não só nas questões financeiras, mas nas emocionais, também, principalmente diante do nome negativado.

 

 

O desemprego e o endividamento trouxeram impactos no comportamento e nas emoções, como insônia e dificuldades para dormir, além da dificuldade de concentração na realização de tarefas diárias. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO