Mato Grosso, 24 de Novembro de 2025
Mato Grosso

Prefeito de Nova Ubiratã será o novo presidente do Consórcio Regional de Saúde Teles Pires

10.01.2013
13:47
FONTE: Sérgio Édison

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos

Já o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, deverá ser conduzido à presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Alto do Rio Teles Pires.


Valdenir assumirá no lugar do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz. Participam da eleição secretários e representantes das secretarias de Saúde dos 15 municípios que integram a entidade.

O prefeito de Nova Ubiratã disse que vai continuar o trabalho que a entidade vem desenvolvendo para melhorar o atendimento do Hospital Regional de Sorriso (HRS) aos municípios associados.


“Vamos investir ainda mais na contratação de cirurgias eletivas nos municípios que dispõem de especialidades, iniciativa diminui a necessidade de transporte de pacientes a distâncias maiores e prestigia os profissionais de saúde dos municípios”, aponta.


Segundo o prefeito de Nova Ubiratã, além de humanizar, o atendimento dentro do próprio município torna mais prático a prestação de serviços de saúde aos usuários.


Essa filosofia começou a ser implantada por Marino Franz e já beneficia Lucas do Rio Verde e outros municípios que integram o consórcio e que praticamente zeraram o número de pacientes a espera de cirurgias eletivas.


No HRS, no entanto, ainda há muitos problemas que necessitam de soluções. “Vamos trabalhar para resolver isso. Ver o que está acontecendo e cobrar e sugerir medidas à Organização Social (OS) que administra a entidade”, diz Valdenir.


O governo estadual adotou em 2012 a gestão do HRS através de OS, mas Valdenir acredita que são necessárias mais ações para que a população tenha atendimento ágil e de qualidade. “A gente espera que haja investimentos que priorizem a qualidade do atendimento aos usuários”, opina.


Atualmente, o Consórcio de Saúde é composto pelos municípios de Nova Ubiratã, Cláudia, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Nova Maringá, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.


SERVIÇOS

O consórcio procura descentralizar os atendimentos e compra de material. Além do HRS, o Hospital São Lucas, de Lucas do Rio Verde, e outras clínicas que participam dos pregões oferecendo serviços à população. Anteriormente, a aquisição acontecia apenas em Sorriso.


A compra de serviços dos hospitais é feita através de pregão. Os hospitais interessados em oferecer cirurgias e outros procedimentos médicos devem seguir os critérios estabelecidos pelas administrações do consórcio.


Além do Hospital São Lucas, há outras clínicas que participam dos pregões oferecendo serviços à população através do Consórcio Regional de Saúde. Até a gestão de Marino Franz, a ‘aquisição’ dos serviços para o consórcio eram feitas apenas em Sorriso.


O Consórcio de Saúde oferece as especialidades de neonatologia, traumato-ortopedia, neurologia, gineco obstrtrícia, pediatria, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia geral, buco-maxilo-facial, anestesiologia, radiologista e cardiologia


Há ainda os serviços de reabilitação, fisioterapia, coleta e transfusão de sangue (hemonúcleo), patologia clínica, ultra-sonografia, endoscopia digestiva, eletrocardiografia e eletroencefalografia.

Outros exames especializados são comprados na rede de saúde privada da região e pagos com recursos dos 40% repassados pelo Governo do Estado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO