Mato Grosso, 24 de Novembro de 2025
Mato Grosso

Prefeito diz que, aos poucos, situação do São Lucas está sendo saneada

07.05.2013
16:42
FONTE: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Ao elogiar a atuação do então secretário de Saúde, Márcio Pandolfi (assumiu temporariamente a função de Deputado Estadual), o prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, diz que aos poucos a situação do Hospital São Lucas vem sendo saneada. Pivetta afirmou que Pandolfi fez “um grande trabalho de enfrentamento aos vícios e confusões que tinha no sistema de saúde”. “Estamos avançando, primeiro sanear e depois avançar”, assinalou em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira.

O prefeito luverdense informou que foram contratados profissionais médicos para atuar da rede pública e há previsão da chegada de mais dois obstetras, que vem somar aos quatro profissionais que atuam no município. Durante a conversa com a imprensa, Pivetta disse que tem tratado o assunto com bastante atenção e cuidado para que o sistema de saúde do município possa avançar. 

“É preciso lembrar que a saúde é constituída de saúde de base, média e alta complexidade. Média e alta complexidade é dever do Estado e nós estamos arcando com tudo”, lembrou o gestor municipal, citando que se o ente federativo não faz, o município se vê obrigado a tomar frente e evitar que a população sofra sem a devida assistência. “Vamos fazer o possível pra dar assistência”, completou.

O projeto de ampliação do São Lucas, segundo Otaviano, está pronto. Em reunião com o corpo clinico do hospital, o prefeito ajustou informações e deve acrescentar ao projeto, adequando à necessidade do município. A previsão é iniciar a execução do projeto entre junho e julho, transformando o hospital. A proposta é que a unidade passe a contar com 6 salas cirúrgicas, 10 leitos de UTI adulto e outras 10 neonatal, 20 leitos na maternidade e equipamentos que atendam a demanda do município. “Esse compromisso está andando”, avaliou o prefeito.

Pivetta também falou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pela unidade hospitalar e descartou uma estadualização ou municipalização. Ele destacou que o tipo de gestão empreendida é o mais moderno e vem sendo adotado em várias unidades do país, inclusive do Estado. O prefeito defendeu que os recursos destinados ao São Lucas sejam ampliados, em razão do custo-benefício que representa ao poder público. “Nós analisamos muito bem, a cada passo, a cada projeto que mandamos para a Câmara”, comentou Pivetta, destacando que se os casos atendidos pelo São Lucas fossem encaminhados para outros hospitais sairiam por custo bem mais elevado e traria mais transtorno a população. “Na medida que o hospital melhorar, tiver mais equipamentos, mais resolutivilidade, que é o que queremos, vale a pena o município apostar, investir e participar”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO