Mato Grosso, 02 de Março de 2024
Mato Grosso

Prefeitura apresenta estudo de nova concessão de transporte coletivo

07.02.2024
08:08
FONTE: Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

    Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Renovar a frota de ônibus com ar-condicionado, implantar câmeras de segurança no transporte público e ampliar o itinerário nas linhas de ônibus nas regiões atendidas, foram algumas das premissas definidas, na noite de ontem (06), durante a audiência pública da concessão de transporte coletivo municipal.

 

O encontro foi promovido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde com o objetivo de apresentar o estudo sobre o transporte coletivo de ônibus no município e definir com a população as diretrizes que nortearão a elaboração do edital de concessão do serviço.

 

De acordo com Cristina Maria Afonso, Engenheira Civil da empresa contratada para a realização do estudo, foi realizado o levantamento de todas as vias da área urbana, incluindo locais de escolas, unidades de saúde, a interferência das rodovias, bem como o mapeamento dos itinerários realizados diariamente pela população.

 

“Lucas do Rio Verde terá ainda mais tecnologia. Então estamos implementando o sistema de gestão da qualidade, teremos um Centro de Controle de Operação que vai ter capacidade para pegar todas as informações que serão recebidas do centro de transporte e trabalhar os dados e os indicadores. Uma coisa é a grandeza que isso vai trazer para o poder público e a outra é a qualidade de vida, dignidade de entrar em um ônibus com ar-condicionado, wi-fi, câmeras de monitoramento e uma série de outros benefícios”, explica Cristina Maria Afonso, Engenheira Civil.

 

O projeto para o novo edital de concessão passou por algumas etapas, como estudo técnico preliminar, proposições e sugestões de melhorias, estudo de viabilidade, audiência pública e o projeto básico. Dentro dos estudos estão diagnósticos, ofertas de serviço, demanda, cobertura de rede, sistemas inteligentes de transportes, revisão tarifária, entre outros.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, todas as propostas de intervenção no transporte público do município, que foram discutidas em audiência, são de grande importância “O que nós estamos discutindo é que tipo de cidade e de trânsito nós queremos para os próximos 20 anos. O tipo de transporte nós vamos priorizar e o que nós devemos fazer para garantir o deslocamento e a qualidade de vida da população”.

 

 

O edital da nova concessão de transporte público segue agora para finalização e assim que finalizado será publicado com a data do certame licitatório.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO