Mato Grosso, 31 de Outubro de 2025
Capa

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia criação da Associação Amigos do Museu

30.10.2025
08:37
FONTE: Ascom Prefeitura / Gabriela Corsino

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • amigos_do_museu

Um novo capítulo se inicia na preservação da memória e da história de Lucas do Rio Verde. Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, através do Museu Histórico Municipal, foi criada oficialmente a Associação Amigos do Museu de Lucas do Rio Verde (ASSAM).

A reunião de fundação da entidade aconteceu na manhã de sexta-feira (24), na sede do Museu Histórico, e marcou um momento importante para a política patrimonial e cultural do município. A ASSAM nasce com o propósito de dar suporte técnico e institucional às ações do museu, contribuindo com o desenvolvimento de projetos, captação de recursos e valorização dos bens culturais e históricos da cidade.

De acordo com o coordenador do Museu Histórico, Oliveira Neto, a criação da associação é resultado de um processo participativo, que envolveu três encontros preparatórios para composição do estatuto social e da diretoria.“A criação da ASSAM representa um avanço significativo para o fortalecimento das políticas de preservação do nosso patrimônio histórico. Agora, seguimos para a fase de registro em cartório, obtenção do CNPJ e início das ações junto à comunidade”, explicou o coordenador.

Durante o ato de constituição da associação, foi apresentado o primeiro grande desafio que unirá os esforços da diretoria e do poder público: a revitalização da Figueira Centenária, um dos símbolos mais representativos da história luverdense. O projeto será desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a nova associação.

“O desafio está aceito”, declarou o presidente eleito, Paulo Franz, ao afirmar que a revitalização da Figueira será prioridade da gestão. “Com o trabalho conjunto e o apoio de parceiros, queremos que até 2026 esse sonho esteja realizado”, destacou.

A diretoria da Associação Amigos do Museu de Lucas do Rio Verde foi composta por representantes atuantes da comunidade:

Diretoria Executiva

 

    • Presidente: Paulo Franz

 

    • Vice-presidente: Vilson Gonzales Kirst

 

    • 1ª Tesoureira: Adriana Aparecida Ambrósio

 

    • 2º Tesoureiro: Alexandre William de Andrade

 

    • 1º Secretário: Eberson Noveli Jorra

 

    • 2º Secretário: Anderson Diego Ciupak

 

Conselho Fiscal

 

    • Antônio Isaac Fraga Lira

 

    • Sebastião Garcia Costa

 

    • Márcio Antônio Pandolfi

 

Diretorias Específicas

 

    • Comunicação: Vera Terezinha Faccin Carpenedo

 

    • Patrimônio: Petronilio Jacinto de Souza

 

    • Pesquisa: Nilton Gomes de Oliveira (Neto) e José Dário Munhak

 

Com a criação da ASSAM, Lucas do Rio Verde reafirma seu compromisso com a preservação da história local, valorizando o trabalho desenvolvido pelo Museu Histórico e fortalecendo a política cultural do município. A iniciativa reflete a união de esforços entre poder público e sociedade civil em prol da memória coletiva, da identidade cultural e do desenvolvimento sustentável do patrimônio histórico luverdense.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO