Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga programação da Semana do Bebê

09.08.2022
15:24
FONTE: Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Arte: Ascom Pref LRV

    Arte: Ascom Pref LRV

Para reforçar as orientações sobre a primeira infância, as secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde, com apoio das demais secretarias, realizam, a partir desta terça-feira (09), atividades da Semana do Bebê.

 

Nos próximos dias, serão realizadas nas salas de espera de cada PSF diversas atividades com mulheres, gestantes e mães para fortalecer os serviços a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida não só das crianças, mas de todas as famílias.

 

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedida. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

 

Por isso, o Município de Lucas do Rio Verde está dando prioridade, em suas ações, ao direito de cada criança recém-nascida a sobreviver e se desenvolver. A atenção integral nessa faixa etária influencia em diversos fatores, como no sucesso escolar, no desenvolvimento de resiliência e autoestima necessários para continuar a aprendizagem, na formação das relações e da autoproteção requeridas para independência econômica e no preparo para a vida familiar.

 

Importante pontuar que a Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Selo Unicef para assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade e é uma ação de validação obrigatória na metodologia do Unicef.

 

De acordo com a articuladora do Selo Unicef, Gisele Bellotti de Rezende, da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura tem se empenhado para que o município melhore os indicadores e atinja os objetivos propostos pelo órgão mundial em relação à primeira infância especificamente e ainda à criança e ao adolescente. “A nossa secretaria atua como um canal de articulação das políticas públicas e temos feito várias ações conjuntas, especialmente com as secretarias de Saúde e de Educação, para impactar cada vez mais de forma positiva e contínua esse público e, consequentemente, fortalecer o Selo Unicef”, ressalta.

 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, a secretaria e os PSFs já têm, cotidianamente, um cuidado especial com as gestantes e com os bebês. “As gestantes, por meio do acompanhamento pré-natal, e, após o nascimento, o bebê tem o acompanhamento da puericultura, que é feito nos PSFs. Nesta semana especialmente dedicada aos bebês, teremos ações organizadas em parceria com as demais secretarias e convidamos a população a participar das diversas atividades programadas”, discorre.

 

A Semana do Bebê também terá um Dia D, que será realizado na próxima quinta-feira (18), a partir das 13 horas, no pavilhão do Parque de Exposições Roberto Munaretto. Além das atividades relacionadas à primeira infância, a prefeitura ofertará serviços diversos e ainda premiará o “Bebê Prefeito(a)”, ação do Selo Unicef destinada à criança nascida durante a programação, seguindo critérios pré-estabelecidos pelo Unicef.

 

PROGRAMAÇÃO

Roda de Conversa /Palestra sobre o tema Primeira Infância

PSF I e II - Rio verde - 09/08 às 14:30h

PSF III - Menino Deus - 12/08 às 14:00h

PSF V - Pioneiro – 12/08 às 13:00h

PSF VI - Jardim das Palmeiras - 10/08 às 13:00h

PSF VII - Primaveras - 19/08 às 13:00h

PSF VIII - Bandeirantes - 25/08 às 15:00h

PSF X - Cerrado - 12/08 às 15:00h

PSF XII - Veneza - 10/08 às 13:30

PSF XIII - Parque das Américas - 19/08 às 08:00h

PSF XIV - Jardim Amazônia - 12/08 às 15:00h

PSF XVI - Bieger Cidade Nova - 24/08 às 13:30h

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO