Mato Grosso, 25 de Abril de 2025
Mato Grosso

Prefeitura e IFMT firmam parceria para preparar alunos da rede pública para seletivo da instituição da

17.04.2025
09:27
FONTE: Ascom Prefeitura / Olga Kunze

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • pref_lrv_76

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou uma importante parceria com o IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde para ampliar as oportunidades educacionais dos jovens da rede pública municipal. Nesta terça-feira (15), foi realizada a aula inaugural do Programa Partiu IF, que atende estudantes do 9º ano da rede municipal em situação de vulnerabilidade social.

Com duração de 8 meses, o programa oferece aulas de reforço em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, duas vezes por semana, na Escola Olavo Bilac. Além disso, os alunos receberão uma bolsa de estudo no valor de R$ 200 e participarão de atividades práticas no campus do IFMT, conhecendo os laboratórios e vivenciando experiências voltadas à biotecnologia e ao desenvolvimento científico.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel ressaltou a importância do programa.

“Recebemos com muita alegria esse projeto que acolhe, prepara e motiva nossos estudantes. Além de fortalecer o aprendizado, ele os aproxima da realidade do IFMT e da área da biotecnologia, que tem crescido muito e abre portas no mercado de trabalho”, afirmou a secretária.

Foram selecionados 39 alunos por meio de edital, com base em critérios como vulnerabilidade social e interesse demonstrado. A proposta é que esses estudantes cheguem ao processo seletivo do IFMT, no final de 2025, mais preparados e confiantes para conquistar uma vaga nos cursos técnicos oferecidos pela instituição.

De acordo com o coordenador de ensino superior do IFMT, Reginaldo Ribeiro o programa proporciona uma imersão completa.

“Além do reforço nas disciplinas, queremos que eles vivenciem o ambiente acadêmico, participem de oficinas, conheçam os laboratórios e se apaixonem pela educação técnica. Isso amplia as perspectivas e contribui para o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos.”

O programa Partiu IF foi criado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. A parceria com a Prefeitura reafirma o compromisso da gestão municipal com a educação como pilar de transformação social. Ao investir nos estudantes de hoje, a Prefeitura planta as sementes de um futuro mais justo, qualificado e promissor para Lucas do Rio Verde.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO