Foi inaugurada ontem à noite a nova unidade do Programa Saúde da Família do bairro Menino Deus. A obra, localizada na Rua Carazinho, tem 379 m² e foi iniciada no início de março desse ano. O município investiu mais de R$ 440 mil na construção que conta com sala de espera, recepção, gabinete odontológico, consultórios médico e de enfermagem, salas de pré-consulta, coleta ginecológica, de vacinação, inalação, de curativo e de observação.
Além de secretários municipais, a cerimônia de inauguração ainda contou com a presença de moradores do bairro Menino Deus, que por 17 anos foram atendidos na unidade localizada ao lado da Igreja Católica. Atualmente, 1.250 famílias estão cadastradas no PSF 3.
Conforme o prefeito Marino Franz, em 2011, quando a administração entregou a praça do bairro, firmou o compromisso de construir um novo PSF, para atender melhor os moradores do Menino Deus. “Nós construímos esse PSF, ficou muito bonito, muito moderno. São nove PSF’s novos que foram construídos nesses oito anos da minha gestão, falta entregar o do Veneza, que está semipronto”, destacou o gestor.
Profissionais
Atualmente o município conta com 295 profissionais no setor de saúde do município, dobrando o número de contratados nos últimos oito anos. O crescimento acompanhou o ritmo do desenvolvimento de Lucas do Rio Verde, cuja população dobrou nesse período. O número de médicos atualmente trabalhando pelo município também aumentou, passado de 10 para 21. Conforme o prefeito luverdense, o município conta hoje com estrutura física e humana ampliada para fazer o atendimento na saúde básica.
Durante a inauguração, o prefeito comentou ainda que nos últimos oito anos a administração procurou atender as necessidades dos servidores, mantendo sempre em dia o pagamento de seus salários. Além disso, sempre houve preocupação na área de saúde com a manutenção de equipamentos e remédios. “Mesmo o Estado de Mato Grosso não repassando o dinheiro da saúde”, reclamou Franz. Desde setembro do ano passado, o governo não encaminha os recursos para a saúde básica. A dívida já ultrapassou os 900 mil reais. “Nós estamos fazendo a nossa parte”, garantiu.
Para Marino, a condição de 8º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país não conquistada à toa. Para chegar ao posto foram necessários investimentos em saneamento básico, infraestrutura, educação e geração de emprego e renda. “É uma série de fatores que fazem com que Lucas do Rio Verde tenha esses altos índices”, comentou.
O prefeito fez questão de destacar o empenho do corpo de funcionários, não apenas da área de saúde, mas todas as secretarias da administração pública. Ele citou que ficou admirado com o ritmo de trabalho empreendido pelos profissionais que demonstram seriedade e comprometimento no que faz. “Eu não posso concordar que em época de campanha vir a falar mal de funcionário público. Não assim que se faz, tem que ganhar a eleição em cima de propostas, não falar mal de servidor que dedicaram grande parte de suas vidas pro município”, disparou.