Mato Grosso, 13 de Julho de 2020
Mato Grosso
Prefeitura lança o Programa Lucas Protegida e entrega pacote de obras da área de segurança
29.06.2020
09:05
FONTE: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Prefeitura lança o Programa Lucas Protegida e entrega pacote de obras da área de segurança

    Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones

Com lançamento do Programa Lucas Protegida, realizado na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde fará o cercamento virtual da cidade e ficará um passo à frente da maioria dos municípios mato-grossenses no quesito de segurança da população. O monitoramento ininterrupto das 54 câmeras inicialmente instaladas será feito a partir da Central de Operações de Segurança (Cops) e contribuirá para a redução da violência e da criminalidade.  

 

A entrega do pacote de obras da Secretaria de Segurança e Trânsito, a primeira do interior do Estado, foi prestigiado pelo Secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, pelos deputados estaduais Sílvio Fávero e Xuxu Dalmolin, pelo comandante-geral da Polícia Militar/MT, coronel Jonildo José de Assis, pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros/MT, coronel Alessandro Borges Ferreira, pelo diretor-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Mário Dermeval Aravechia de Resende e diversas autoridades regionais e locais das forças de segurança. 

 

“Lucas do Rio Verde novamente sai à frente dos demais municípios com esses investimentos em tecnologia. O Estado não tem condições de investir na contratação de mais e mais policiais. Cada câmera vale por quatro homens, que não precisam parar, não adoecem, têm arquivo de memória onde tudo fica registrado, e só aí já dá para se ter uma ideia do quanto isso representa em termos de segurança. A criminalidade vai migrar e eu quero que todos os municípios sigam o exemplo daqui para que ela migre para fora do estado”, pontua o secretário Alexandre Bustamante.

 

O prefeito Luiz Binotti ressaltou que a alta taxa de crescimento populacional do município, com a chegada de pessoas de todas as regiões do país em busca de emprego, transformou o perfil local e exige atenção às demandas de todas as áreas, sem descuido da segurança pública, uma das prioridades do programa de governo da atual gestão. “Cada investimento tem sido muito bem pensado e os resultados de queda da criminalidade mostram que estamos no caminho certo. Precisamos cuidar e oferecer tranquilidade para todas as pessoas que trabalham e dão o melhor por Lucas do Rio Verde”, disse.      

 

A programação incluiu a entrega do muro e de uma sala de estudos do Quartel do 13º Batalhão de Bombeiros Militar, de duas salas instaladas na Delegacia de Polícia Civil para atendimento às mulheres vítimas de violência de gênero, do moderno sistema de semáforos instalado no centro da cidade, o lançamento da obra do novo Quartel do 13º Batalhão da Polícia Militar e foi concluída com a entrega do Centro de Videomonitoramento, localizado dentro do 13º Batalhão de Polícia Militar. 

 

Sobre sistema de semáforos instalado a princípio em quatro pontos centrais para solucionar os já frequentes congestionamentos de veículos, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Edgar Rojas, destacou que a implantação da medida se deu somente a partir de um estudo que apontou a necessidade e eficácia do sistema para resolver a situação antes de um colapso no tráfego. Outro semáforo será ainda instalado no cruzamento das avenidas São Paulo e Goiás. “Investimos cerca de R$ 1.490.000,00 na aquisição do melhor sistema semafórico hoje existente. Seu sistema binário de gestão inteligente faz uma leitura do fluxo de veículos e permite que o trânsito seja fechado em determinado sentido para favorecer a fluidez sempre que houver uma outra via congestionada”, observa. 

 

O novo Quartel do 13º Batalhão da Polícia Militar será construído nas imediações do Centro de Eventos Roberto Munaretto em uma área de quase 20 mil metros quadrados doada pelo município, e resultará de uma emenda parlamentar do deputado estadual Sílvio Fávero e de mais uma parceria firmada entre o Governo do Estado e o município, que administrará a execução da obra.

 

Ampliado e reestruturado com recursos próprios do município, o Centro de Videomonitoramento teve um investimento de R$ 209 mil e possui quatro monitores de TV de 50 polegadas e três computadores com telas de 17 polegadas à disposição da equipe de três operadores integrantes das forças de segurança de Lucas do Rio Verde – Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Bombeiro Militar – que trabalhará 24 horas em sistema de revezamento para monitorar as câmeras.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO