Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Prefeituras são notificadas por falta de EPI e utilização de máscaras caseiras em unidades de saúde em MT

22.05.2020
09:19
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • A vistoria constatou que não havia máscaras cirúrgicas em quantidade suficiente, o que obrigou muitos trabalhadores a reaproveitar o material, o que é proibido pelas autoridades sanitárias.

    Equipes de fiscalização do Coren-MT — Foto: Coren/MT

O Conselho Regional de Enfermagem do estado (Coren) notificou as prefeituras de Rondonópolis e de Barra do Garças, após a fiscalização do órgão encontrar profissionais de enfermagem trabalhando sem itens básicos do equipamento de proteção individual (EPI).

 

A vistoria feita pelo Coren no Centro de Especialidades Albert Sabin (Ceadas) constatou que não havia máscaras cirúrgicas em quantidade suficiente, o que obrigou muitos trabalhadores a reaproveitar o material, o que é proibido pelas autoridades sanitárias.

 

Uma das profissionais abordadas pelo conselho relatou que usava a mesma máscara há dias. No local, não havia também exemplares do modelo N95.

 

A falta destes produtos foi constatada ainda em outras oito unidades básicas de saúde da cidade. Em alguns casos, estavam sendo usadas máscaras de tecido, indicadas para uso doméstico.

 

As denúncias ao conselho sobre problemas com EPI em Rondonópolis foram maiores no último domingo (18), quando a fiscalização recebeu diversas reclamações pelo telefone e pelas redes sociais.

 

Procurado, o Departamento de Atenção à Saúde da Prefeitura Municipal alegou atraso na entrega dos produtos, que teriam sido já adquiridos por meio licitação. A mesma resposta foi dada pela prefeitura ao conselho na manhã de segunda (20), após a notificação.

 

O Coren também identificou insuficiência de EPIs na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Araguaia, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, onde também foram encontradas máscaras de confecção artesanal em tecido sendo distribuídas para profissionais em atendimento a pacientes de Covid-19.

 

O avental com gorro disponibilizado estava fora dos padrões recomendados pela Anvisa, apresentando material de baixa qualidade e sem condições de verificação quanto à sua gramatura e condições de impermeabilidade, entre outras características.

 

Também foram encontrados aventais inadequados no Postos de Saúde da Família nos bairros Jardim Nova Barra e Vila Maria.

 

Neste último também não havia EPI em quantidade suficiente para a equipe, o que está levando profissionais envolvidos com pacientes de Covid-19 a reaproveitarem máscaras, atentando contra a própria vida.

 

Uma das máscaras de fabricação caseira encontrada era tão fina que chegava a ser transparente e não possuía qualquer tipo de elemento filtrante.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO