IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO
A Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT) homenageou, nesta segunda-feira (29), o desempenho de juízes eleitorais e servidores dos cartórios eleitorais de 15 das 57 Zonas Eleitorais de Mato Grosso, agraciados com o selo ouro ou prata na 6ª edição do Prêmio Esemplare.
A premiação tem como objetivo estimular as Zonas Eleitorais do estado a buscarem excelência na gestão e no planejamento, por meio da sistematização e disseminação de informações e do incremento da eficiência na prestação jurisdicional. A cerimônia, conduzida pelo Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Marcos Machado, ocorreu no Plenário da instituição.
A outorga do Prêmio Esemplare reuniu servidores da Justiça Eleitoral em Mato Grosso, juízes eleitorais, chefes de cartórios, autoridades convidadas, familiares e integrantes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A cerimônia trouxe a Cuiabá representantes dos cartórios eleitorais do Estado, além de integrantes do Judiciário mato-grossense. “Gostaria de ressaltar a importância desse evento, da sua natureza e do seu objetivo. Todos conhecemos a dedicação dos servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. Agradeço a todos pelo trabalho desenvolvido com tanto empenho e comprometimento”, enalteceu o Corregedor Des. Marcos Machado.
O Prêmio Esemplare avalia as Zonas Eleitorais de Mato Grosso a partir de quatro eixos temáticos de desempenho, conforme previsto no normativo que o disciplina: atividade administrativa, atividade de eleições, dados/cadastro eleitoral e atividade processual — pilares que representam as frentes de trabalho de um cartório eleitoral. A iniciativa foi concebida para avaliar o desempenho a cada biênio, de modo que cada ciclo de premiação contemple pelo menos um período eleitoral completo, permitindo mensurar a atuação dos cartórios eleitorais tanto em suas atividades ordinárias quanto durante as eleições.
A 23ª Zona Eleitoral, com sede em Colíder (município distante 633 km de Cuiabá), obteve a pontuação máxima entre as 57 Zonas Eleitorais de Mato Grosso, recebendo troféu e certificado do Prêmio Esemplare. O chefe do cartório eleitoral, Carlos Gomes dos Santos, reforçou que o prêmio não é uma competição, mas uma forma de celebrar o congraçamento do esforço e dos resultados obtidos pelos cartórios de todo o Estado. “O prêmio é, na verdade, uma motivação para que a gente se supere cada vez mais. A partir do momento em que recebemos esse reconhecimento por parte do tribunal, nós, servidores, nos dispomos a crescer no aprendizado e, principalmente, na melhoria do atendimento ao cidadão — aquele eleitor que nos procura, aqueles representantes partidários. Então, de fato, não é uma competição, mas um incentivo para que continuemos crescendo sempre”, pontuou em sua fala, representando os servidores públicos da Justiça Eleitoral
A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, foi representada pelo juiz-auxiliar da Presidência, Luiz Aparecido Bortolussi Júnior. A magistrada cumpriu agenda em Brasília, em evento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seu discurso, Bortolussi afirmou que o prêmio é um estímulo permanente para que os cartórios possam superar desafios de toda natureza. “O Prêmio Esemplare serve de incentivo não só aos vencedores, mas também àqueles que não galgaram essa posição, aqueles que aqui vieram receber sua premiação e os que não conseguiram. Tenham a certeza de que terão plenas condições de vencer na próxima edição, porque sempre contarão com o apoio da Presidência do TRE-MT e da Corregedoria Regional Eleitoral”, assegurou.
A premiação é conferida ao juiz eleitoral e aos demais servidores do cartório contemplado, simbolizando o mérito coletivo daquela unidade. Assim, tanto o magistrado quanto o chefe de cartório e sua equipe recebem reconhecimento pelos serviços prestados, demonstrando que o êxito na atividade eleitoral é fruto da atuação integrada de todos os profissionais envolvidos.
A 6ª edição do Prêmio Esemplare está disciplinada pela Portaria CRE-MT nº 01/2025, que institui o regulamento do prêmio, definindo categorias de premiação e critérios de avaliação alinhados às metas estratégicas da Corregedoria.
Conheça a lista dos agraciados:
VI PRÊMIO ESEMPLARE
Selo Ouro
23ª Zona Eleitoral – Colíder
Chefe do Cartório: Carlos Gomes dos Santos
Juíza Eleitoral: Paula Tathiana Pinheiro
38ª Zona Eleitoral – Santo Antônio do Leverger
Chefe do Cartório: Adriano Meireles Borba
Juiz Eleitoral: Alexandre Paulichi Chiovitti
22ª Zona Eleitoral – Sinop
Chefe do Cartório: Wedson Marques do Amaral
Juiz Eleitoral: Walter Tomaz da Costa
5ª Zona Eleitoral – Nova Mutum
Chefe do Cartório: Bianca Giordani Carlot Morais
Juiz Eleitoral: Cássio Leite de Barros Netto
35ª Zona Eleitoral – Juína
Chefe do Cartório: Waldomiro Júnior Ormond dos Santos
Juízes Eleitorais: Patrick Coelho Campos Gappo e Raiane Santos Arteman Dall'Ácqua
2ª Zona Eleitoral – Guiratinga
Chefes do Cartório: Paulo Henrique Peres Xavier e Ragner Leonardo Vicente Cesar
Juiz Eleitoral: Aroldo José Zonta Burgarelli
21ª Zona Eleitoral – Lucas do Rio Verde
Chefe do Cartório: Lumieri Martins Rech
Juiz Eleitoral: Evandro Juarez Rodrigues
IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO