Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Presidente da Funai diz que 80% dos indígenas já foram vacinados

01.05.2021
10:10
FONTE: Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Convidado de uma live do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, falou sobre ações governo federal para amenizar os impactos da pandemia entre os indígenas. Um dos trabalhos da Fundação Nacional do Índio, de acordo com Xavier, é a entrega de cestas básicas, que alcançou a marca de 200 mil famílias indígenas.

Segundo Marcelo Xavier, a Funai já gastou aproximadamente R$ 45 milhões em ações preventivas para conter a disseminação do novo coronavírus entre indígenas. Quanto à vacinação, Xavier afirma que a estimativa da Secretaria Especial de Saúde Indígena é a de que cerca de 80% dos indígenas receberam a primeira dose, e 60% a segunda.

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o direito dos povos indígenas produzirem em suas terras. O presidente da Funai, Marcelo Xavier  concordou com a necessidade de produção sustentável nas aldeias para garantir segurança alimentar, e também, no futuro, permitir a comercialização do excedente da safra, gerando renda para as etnias.  

O dirigente da Fundação Nacional do Índio citou como exemplo os trabalhos realizados pelos povos Cintas-Largas e Paumari. Marcelo Xavier falou ainda sobre a possibilidade de legalização da mineração em terras indígena e defendeu que todo o processo seja transparente.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO