Um grupo de 17 detentos tentou fugir da Cadeia Pública de Vera, cidade a 486 quilômetros de Cuiabá, durante a madrugada desta terça-feira (7). De acordo com a Polícia Militar, os detentos serraram a laje de uma das celas, por volta de 3h30 [horário de Mato Grosso] e se preparavam para fugir do local quando foram flagrados por um agente prisional que chamou a polícia.
Conforme a Polícia Militar, a unidade possui duas celas com capacidade para 16 presos, contudo, a cadeia abriga 38 reeducandos. "Os detentos serraram a laje e tinham aberto um buraco com pouco mais de 20x30 [ centímetros de tamanho]. Já tinham uns seis presos em cima da laje quando o agente percebeu e acionou a polícia", disse ao G1 o sargento da PM, Ildes Benedito.
Ainda segundo a PM, os reeducandos tentaram fazer uma rebelião, no entanto, foram controlados pelos policiais e agentes penitenciários. Na cela a PM apreendeu três armas artesanais, uma corda artesanal e pedaços de lâminas de metal. Todos os detentos foram colocados dentro de uma cela até que a outra fosse restaurada.
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que foi feita uma nova revista geral nas celas da cadeia e que um reparo imediato será feito nas instalações da unidade.