Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

PRF apresenta sistema que facilita comunicação de roubo ou furto em propriedades rurais

15.10.2021
16:27
FONTE: Ascom Prefeitura/Rubens Junior

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

    Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Com o objetivo de melhorar a comunicação de roubos e furtos de maquinários, sementes e até animais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou aos produtores rurais e à Prefeitura de Lucas do Rio Verde o aplicativo Sinal AGRO. A reunião para tratar do assunto aconteceu no Sindicato Rural, na manhã desta sexta-feira (15).

 

O serviço tem como objetivo agilizar a comunicação de crime de furto que envolve a subtração de animais como bovinos e equinos, e também o roubo e furto de maquinários e defensivos agrícolas. O registro de ocorrência dessa natureza, utilizando o sistema, pode ser feito por qualquer pessoa por meio de dispositivos digitais. 

 

Registrado o incidente no aplicativo, automaticamente um alerta é emitido para todos os agentes em serviço num raio de 200 quilômetros. O sistema funciona 24 horas por dia, mas não substitui a necessidade de registrar o boletim de ocorrência. 

 

A apresentação do sistema foi feita pelo chefe da 6ª Delegacia da PRF, Leonardo Ramos, que destacou os benefícios do aplicativo. “Isso traz celeridade, rapidez na resposta, aumenta as chances desses produtos, animais e sementes, serem recuperados pelas equipes policiais de plantão na região”.

 

Participaram também da reunião o vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marcio Pandolfi, o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, o comandante do Corpo de Bombeiro, Capitão Alex Queiroz, a vereadora Sandra Barzotto, além de produtores rurais da região.

 

De acordo com Paulo Nunes, o sistema vem para somar com as ações já iniciadas e em implantação pela Prefeitura para melhorar a segurança na área rural de Lucas do Rio Verde. “Essa integração que nós estamos fazendo é justamente para dar mais segurança ao agronegócio e às pessoas que trabalham nesse setor. Esse é um projeto muito interessante e, com certeza, o aplicativo, além de dar celeridade aos registros de roubo ou furto, dará mais tranquilidade para produtor rural”, disse o secretário.

 

Reuniões constantes

Recentemente, Leonardo Ramos esteve em Lucas do Rio Verde para apresentar outros aplicativos da PRF que devem ser utilizados pela Guarda Municipal em breve. 

 

Com o sistema de Declaração de Acidentes de Trânsito, os boletins de ocorrência sem vítimas, que não envolvam carros oficiais e interdição de pista, poderão ser feitos de maneira on-line pelo próprio solicitante.

 

A partir da cooperação, o Município terá acesso às informações de ocorrências da PRF, sendo possível consulta completa de veículos e pessoas. Em contrapartida, a Polícia Rodoviária terá acesso às informações de alguns sistemas de segurança da cidade, como a do videomonitoramento. 

 

 

O termo de cooperação entre Prefeitura e PRF deve ser assinado em breve.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO