Mato Grosso, 09 de Agosto de 2020
Mato Grosso
Procon alerta consumidores sobre golpes praticados em Lucas do Rio Verde
01.08.2020
10:23
FONTE: Ascom Prefeitura/Carolina Matter (com Procon)

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Procon alerta consumidores sobre golpes praticados em Lucas do Rio Verde

    Foto: Divulgação

O Procon de Lucas do Rio Verde alerta os consumidores quanto ao aumento no número de golpes que estão sendo praticados na cidade. Entre as situações mais recorrentes, o órgão tem recebido informações de casos relacionados a pelo menos sete tipos de golpes.

 

Após se dar conta sobre o problema, o consumidor solicita auxílio junto ao Procon, que na ocasião registra as informações em um atendimento preliminar no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e repassa as orientações.

 

O órgão exemplificou como golpes mais recorrentes: Golpe de Panelas, Golpe do Registro de Gás, Golpe da Carta de Crédito Contemplada, Golpe do Aluguel, Golpe de solicitação de adiantamento de valor para liberação de empréstimo, Golpe de depósito para tratamento de saúde, Golpe de emissão de boletos fraudulentos, dentre outros.

 

Conforme o Procon, em golpes de empréstimos bancários, o consumidor geralmente é atraído, via e-mail, aplicativo Whatsapp e/ou redes sociais (Facebook ou Instagram) com a oferta de crédito em conta com valores e juros bem atrativos. Após fazer contato com o suposto “agente”, o consumidor é informado que deve pagar uma certa quantia a título de “seguro” ou “tarifa para aprovação de crédito” e outras informações. Isso por si só já caracteriza o golpe, uma vez que nenhuma instituição financeira solicita qualquer valor para conceder empréstimos.

 

Em tempos de pandemia o consumidor tem dado preferência para compras pela internet e também é preciso ficar atento. O consumidor pode ser atraído, via e-mail, aplicativo Whatsapp e ou redes sociais (Facebook ou Instagram) e até mesmo sites criados, com a oferta de produtos com preços tentadores. Geralmente os estelionatários utilizam nome de grandes empresas que atuam no mercado, via e-commerce (comércio eletrônico), para induzir o consumidor ao erro.

 

“Fiquem atentos! Não se iludam com as promoções recebidas através das redes sociais. Caso se sinta atraído, faça uma pesquisa, entre no site da empresa para verificar os detalhes dos produtos. A mínima confiabilidade está no cadeado que aparece no campo superior esquerdo da página na internet. Se a empresa for desconhecida, faça pesquisa no Google, no site “Reclame Aqui” e outros instrumentos que permitam avaliar se está fazendo uma compra segura”, orienta o supervisor, Eldemar Elton Rader.

 

O Procon informa ainda que o consumidor tome o máximo de cuidado e registre Boletim de Ocorrência em situações de golpe para que os órgãos competentes possam investigar a ação dos criminosos.

 

Procon Lucas do Rio Verde

Denúncias podem ser feitas por e-mail: procon@lucasdorioverde.mt.gov.br ou diretamente na unidade, localizada na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, próximo à Avenida Goiás, no Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h.

 

O Procon também disponibiliza atendimento pelo telefone (65) 3548-2524.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO