Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Procura pelos serviços eletrônicos nos Cartórios de MT aumentou 134% entre maio e setembro

14.10.2021
08:44
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

A pandemia causada pelo novo coronavírus aumentou em 134% o número de solicitações de atos eletrônicos nos Cartórios do Estado de Mato Grosso.

 

Levantamento realizado na plataforma da CEI, Central Eletrônica de Integração e Informações cei-anoregmt.com.br, mostra que a busca por documentos como certidões, registros e informações já atingiram a marca de 698 mil 406 solicitações de serviços e mais de 760 mil buscas na plataforma.

 

Administrada pela Anoreg, Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso, e lançada em 2015, a ferramenta eletrônica reúne dados e documentos de 244 cartórios do estado em um único local, permitindo a consulta e a solicitação de diversos documentos disponibilizados em Cartório, sem sair de casa.

 

Em números absolutos, na comparação com o mesmo período de 2020, as solicitações entre maio e setembro passaram de 40 mil 392 para 94 mil 651 em 2021.

 

Entre os serviços mais procurados estão os requerimentos para Registro de Imóveis, certidões de matrícula de registro, penhor, ônus reais, negativa de propriedade, entre outros.

 

O serviço digital que pode ser solicitado por meio de celulares, computadores e tablets garante aos usuários a mesma segurança jurídica que os atos praticados presencialmente nas unidades, mas com maior comodidade e menor custo, uma vez que o cidadão não precisa mais se deslocar para obter documentos e nem fazer uso da contratação de despachantes.

 

De acordo com a presidente da Anoreg Mato Grosso, Velenice Dias de Almeida, a alta procura pela ferramenta reflete as demandas de uma sociedade cada vez mais envolta pela tecnologia.

 

"A CEI garante maior acessibilidade, praticidade e também atualização na forma como prestamos os serviços dos cartórios. A sociedade muda e, com ela, precisamos mudar também", reforçou Velenice.

 

Para utilizar a plataforma, o usuário deve se cadastrar no site, cei-anoregmt.com.br, ou no aplicativo, sistema.cei-anoregmt.com.br, e validar o cadastro por e-mail.

 

 

Em seguida, é necessária a compra de créditos para serem utilizados na aquisição das certidões, que pode ser feito por meio de boleto, sendo o valor mínimo de 10 reais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO