Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Produção industrial registra queda de 0,7% em agosto

06.10.2021
08:52
FONTE: Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Agência Brasil

    Foto: Agência Brasil

A produção industrial brasileira caiu 0,7% em agosto, frente a julho, na série com ajuste sazonal. O resultado negativo é o terceiro consecutivo, acumulando nesse período perda de 2,3%.

 

No ano, a indústria acumula alta de 9,2% e, em 12 meses, de 7,2%, mantendo trajetória ascendente desde agosto de 2020.

 

Os dados da Pesquisa Industrial Mensal foram divulgados nesta terça-feira (5) pelo IBGE,  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

De acordo com a análise do Instituto, o recuo verificado em agosto teve perfil disseminado de taxas negativas, alcançando três das quatro grandes categorias econômicas e 15 dos 26 ramos pesquisados.

 

O gerente da pesquisa, André Macedo, confirma que a pandemia exerceu influência decisiva nessa redução.

 

Na comparação com agosto de 2020, a indústria também recuou 0,7%, interrompendo 11 meses de taxas positivas. Houve resultados negativos em três das quatro grandes categorias econômicas, e em quase metade dos mais de 800 produtos pesquisados.

 

Por outro lado, 12 atividades industriais tiveram alta no período avaliado, com destaque para o setor de máquinas e equipamentos, com 23,7%.

 

 

A categoria de veículos automotores, reboques e carrocerias exerceu a maior influência positiva na formação da média da indústria, com 42,6% de alta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO