Mato Grosso, 19 de Junho de 2024
Mato Grosso

Professores recebem capacitação para 1ª Mostra Municipal de Foguetes de Lucas do Rio Verde

23.04.2022
09:18
FONTE: Ascom Prefeitura/Maíra Matos

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

    Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi

A Secretaria Municipal de Educação ofertou, de 11 a 14 de abril, capacitação em Astronomia e Astronáutica para mais de 150 professores do ensino fundamental, visando aprimorar os trabalhos dos educadores para a 1ª Mostra Municipal de Foguetes de Lucas do Rio Verde a ser realizada em 06 de maio, no estádio de futebol Passo das Emas.

Para isso, uma equipe da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica do Rio de Janeiro ministrou as aulas para que professores expandissem os conhecimentos a serem repassados em sala de aula para os cinco mil estudantes que participarão da mostra. Uma pré-seleção será feita dentro das escolas para a escolha dos melhores foguetes, que serão lançados no dia 06 de maio.  

“É um preparo que vem há muito tempo sendo organizado. Com a capacitação, os professores têm como meta ir para as escolas ensinar os seus alunos que vão participar do evento. No dia 06 de maio será o lançamento dos foguetes. Um momento muito esperado porque envolve toda uma base escolar no desenvolvimento desses projéteis, e é algo que encanta porque as crianças gostam e nós, adultos, também”, explica a secretária Elaine Lovatel.

João Batista Garcia Canário é professor de física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e instruiu os professores. Para ele, fomentar a cultura científica nas escolas é animador. “Os professores constroem os experimentos, os foguetes, as bases ficam com todo esse material e aprendem a usar para poder fazer isso com muita segurança nas escolas. Eu faço questão de vir no dia da Mostra porque é muito festivo. É incrível como os alunos adoram essas atividades. Os professores vibram quando o foguete vai longe, imagina os alunos”, frisa.

Osmar Cícero da Silva é professor de matemática e assessor pedagógico em Lucas do Rio Verde, se orgulha de ajudar a organizar o evento que é muito esperado pela Educação. “Em 2020, na escola da rede municipal, nós aplicamos em uma das turmas no qual eu lecionava e aí então pela alegria, pelo encantamento, já tínhamos uma ideia muito boa e bons resultados também. O objetivo da Mostra, enquanto educadores, é fazer com que o ensino saia do livro didático e vá para a prática”, ressalta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO