Mato Grosso, 21 de Julho de 2025
Mato Grosso

Profissional de Mato Grosso receberá Medalha do Mérito do Confea

31.05.2013
07:04
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Indicado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o engenheiro mecânico Marcelo Mendes Vieira, teve o seu nome aprovado na última plenária do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) para receber a Medalha do Mérito que será entregue em cerimônia especial e tradicional durante a 70ª edição da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), que acontecerá no mês de setembro, em Gramado-RS.
 
Marcelo Mendes é doutor e mestre em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP e engenheiro mecânico automobilístico pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo-SP. É professor da Universidade Federal de Mato Grosso, onde implantou o primeiro curso de Engenharia Mecânica no Estado de Mato Grosso. O engenheiro teve dois artigos publicados em revistas internacionais como Journal of Fluid Mechanics, Journal of Thermophysics and Heat Transfer; quatro artigos publicados em congressos internacionais; 12 artigos publicados em Congressos Nacionais; um artigo técnico na Revista Pesquisa e Tecnologia FEI e um artigo na revista técnica peruana Electricidad, Industria y Construccion-EIC. Além de palestrante e professor, Marcelo atua nas áreas de eficiência energética, engenharia térmica, emissão de poluentes, termodinâmica, climatização de ambientes, entre outros.
 
Segundo o chanceler da Comissão do Mérito (CME) do Confea, Walter Logatti Filho, foram mais de 95 indicações. “O intuito da Comissão do Mérito é buscar o resgate da história do sistema profissional, homenageando as lideranças empreendedoras, tanto as vivas como as já falecidas, seja por meio da Medalha ou com a inscrição no Livro do Mérito”, disse o chanceler.
 
As indicações para receber as honrarias são feitas por entidades de classe e até por iniciativa pessoal e passam pela aprovação dos plenários dos Conselhos Regionais de Engenharia e  Agronomia (Creas) instalados em todas as capitais. Em seguida os nomes são aprovados no Plenário do Confea. Foram aprovados 24 nomes, sendo 13 para a Medalha e 11 para inscrição no Livro.
 
Na ocasião também será homenageado Luís Carlos Prestes, que além de engenheiro, foi militar e político brasileiro. Prestes estudou engenharia na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, atual Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Ele era membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi o responsável pela chamada Coluna Prestes, movimento político que percorreu vários estados das regiões Sudeste e Nordeste entre os anos de 1925 e 1927 se insurgindo contra o governo da República Velha e as elites agrárias. Conheça os outros homenageados e seus proponentes:
 
Indicados para Medalha do Mérito:
Engenheiro Agrônomo Valter José Matielo (Crea-ES)
Clube de Engenharia de Goiás (Crea-GO)
Engenheiro Mecânico Marcelo Mendes Vieira (Crea-MT)
Engenheiro Químico Thompson Fernandes Mariz (Crea-PB)
Geólogo Evenildo Bezerra de Melo (Crea-PE)
Engenheiro Civil José Rodolfo de Lacerda (Crea-PR)
Engenheiro Civil Gilberto Mascarenhas Barbosa do Valle (Crea-RJ)
Engenheiro Agrônomo Dirceu Severo Vieira (Crea-RS)
Engenheiro Civil Renato Genovez (Crea-SC)
Engenheiro Agrônomo Pedro de Araújo Lessa (Crea-SE)
Engenheiro Eletricista Paulo Eduardo de Queirós Mattoso Barreto (Crea-SP)
Engenheiro Industrial Sandoval Carneiro Júnior (Abenge)
Engenheiro Civil Otávio Pinto Batista Filho (Crea-AC)
 
Indicação para o Livro do Mérito:
Geóloga Maria da Glória da Silva (Crea-BA)
Engenheiro Industrial Leon Herszon (Crea-AM)
Engenheiro Eletricista e Mecânico Joel Mendes Pinto (Crea-DF)
Engenheiro Agrônomo Arlindo de Paula Gonçalves (Crea-MG)
Engenheiro Agrônomo Ruy Schardong (Crea-MS)
Engenheiro Mecânico Francisco Peregrino de Albuquerque Montenegro Neto (Crea-PB)
Engenheiro Militar Luiz Carlos Prestes (Crea-PE e Crea-RJ)
Engenheiro Eletricista José Ribeiro de Souza (Crea-PR)
Engenheiro Civil Américo Maia de Vasconcelos Netto (Crea-RJ)
Engenheiro Mecânico e Eletricista Fulvio Celso Petracco (Crea-RS)
Engenheiro Civil Celso Luis Rodrigues (Crea-SP)
 
Em 2012, o Crea-MT também teve o prestígio de ter uma de suas indicações selecionadas para receber a honraria, quando o engenheiro agrimensor Ramis Bucair (em memória), teve o seu nome gravado no Livro do Mérito.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO