Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Projeto Conectar promove apoio psicológico a profissionais da Educação

27.09.2021
15:10
FONTE: Ascom Prefeitura/Duana Souza

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Arte: Ascom Pref LRV

    Arte: Ascom Pref LRV

Empatia, saúde mental, autoconhecimento e suporte. Essas são algumas das premissas do projeto Conectar, uma iniciativa inovadora da Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde. O projeto visa promover aos profissionais da educação (não limitando-se a professores apenas) melhores condições de saúde mental e bem-estar por meio de encontros e rodas de conversas com apoio psicológico.

 

O Conectar surgiu diante da demanda encontrada no Espaço V.i.d.a.s (Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores), que realiza acolhimento e atendimentos psicológicos e de assistência social para servidores municipais. Foi observado que, grande parte dos atendimentos que chegam até o Espaço eram da Educação. A partir daí, passou-se a pensar em soluções para aliviar a demanda e melhorar a qualidade de vida desses profissionais.

 

São visitas às escolas, rodas de conversa em grupos, encontros regulares e encaminhamento para acolhimento individualizado, quando necessário. Atualmente o projeto está atuante em quatro escolas, com mais de 275 participantes ativos dos encontros e, destes, 10 já foram encaminhados para acolhimentos individualizados. Além disso, mais de 200 pessoas já estiveram nas palestras.

 

O Conectar é coordenado pela psicóloga Ana Cláudia Shiga, com supervisão da secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel. Após quatro meses em execução, o Conectar está em fase de avaliação de resultados e a ideia é expandir ainda mais e implantar em outras instituições de ensino do município.

 

“Pensamos que ter esse momento para nossos profissionais é uma forma de melhorar a Educação de uma forma geral e pretendemos aumentar ainda mais a atuação do projeto. Um profissional motivado, com a saúde mental em dia, com acompanhamento, automaticamente estará melhor preparado para os nossos desafios diários nas escolas, nas salas de aula. O Conectar é uma chance de dizer ‘estamos aqui por vocês, contem conosco’’’, declara a Secretária.

 

Nos encontros, as pessoas possuem “combinados”, que são uma forma de comprometimento individual, cada um com o seu próprio empenho, dedicado a realizar algo até o próximo encontro. De forma coletiva são abordadas não só questões de trabalho, mas também demandas como ansiedade, luto, depressão, estresse, relações sociais, autocuidado, insônia, família, entre outras.

 

A proposta do projeto, na teoria, é a mesma para todas as unidades, mas na prática são feitas alterações diante da necessidade de cada instituição. Nenhuma escola é igual, cada uma tem seu contexto, cultura e o Conectar respeita a individualidade por meio da flexibilidade das ações em cada atendimento.

 

“Esse é um projeto-piloto, algo nunca desenvolvido dessa forma antes e prezamos pela relação das pessoas. Por isso também atendemos não só professores, como são convidados zeladores, merendeiras, todo mundo que faz parte da escola. É realmente inovador, não só para Lucas do Rio Verde”, afirma a psicóloga Ana Cláudia.

 

Para a professora Ariele Lemes, participante dos encontros, os desafios profissionais e pessoais podem ser superados de forma coletiva, dia após dia, com apoio mútuo entre os colegas para se readaptarem ao ‘novo normal’ nas escolas.

 

 

“Percebemos os desafios também nos alunos, esse tempo que eles ficaram em casa se mostra na dificuldade na readaptação no retorno das aulas. Alguns alunos perderam pais ou familiares, nós que perdemos nosso amigo e colega de trabalho professor Alex, não tem sido simples nem fácil para nós. O Conectar é um momento de expor nossas dúvidas e dilemas diários tanto como professores quanto como seres humanos. Entender que as dificuldades estão na vida de todos tem nos aproximado e nos feito acreditar que juntos nós somos mais fortes”, declara a professora.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO