IMPRIMA ESSA NOTÍCIA
ENVIE PARA UM AMIGO
Na Escola Municipal Prof. Marcelino Espíndola Dutra, de Lucas do Rio Verde, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental estão descobrindo o universo dos negócios e se tornando pequenos empreendedores por meio do projeto “Empreendedorismo e Educação Financeira”, que é desenvolvido ao longo do ano com apoio da Secretaria de Educação.
“Nosso projeto de empreendedorismo é uma jornada que vai muito além da sala de aula, desenvolvendo competências essenciais para a vida dos estudantes. Por meio deste, eles puderam refletir sobre o esforço e a dedicação das famílias para garantir o sustento. Demonstrando ainda, que o empreendedorismo pode ser desenvolvido em qualquer idade e em diferentes talentos”, explica a professora Dirce da Silva.
Tudo começa em sala de aula, onde os estudantes têm a oportunidade de conhecer, de forma simples, os conceitos fundamentais da vida financeira, como dinheiro, consumo consciente, economia doméstica, sustentabilidade, orçamento, poupança, lucro, despesa e investimento. A cada aula, os professores mostram às crianças que essas noções fazem parte do dia a dia e que aprender a lidar com elas desde cedo faz toda a diferença.
Em seguida, é hora de colocar todo esse conhecimento em prática. Para isso, a escola promove feiras mensais, nas quais as turmas organizam a venda de alimentos, preparados com apoio das famílias, além de brinquedos e roupas arrecadadas pela comunidade escolar.
É por meio desta vivência que os estudantes se tornam pequenos empreendedores, aprendendo a precificar produtos, calcular e gerenciar despesas e lucros, além de realizar o planejamento financeiro. Mais do que habilidades ligadas às finanças e ao empreendedorismo, os alunos desenvolvem valores como responsabilidade, cooperação, solidariedade, ética, empatia e autonomia.
“O projeto contribuiu para o nosso desenvolvimento, ampliou nosso conhecimento, melhorou a comunicação entre os colegas e ajudou no aprendizado sobre dinheiro e matemática. Também aprendemos sobre empatia, para que possamos ajudar uns aos outros”, relatou a aluna Helena Bellini.
“Eu aprendi a dar troco e a somar dinheiro. Como as pessoas hoje em dia não usam muito o dinheiro em papel, isso foi muito importante, tanto para o meu aprendizado quanto para todos que participaram da feirinha”, contou a aluna Lara Rossini.
O dinheiro arrecadado é destinado a uma conta bancária coletiva que, mais tarde, será utilizado para organizar uma confraternização das turmas e para a compra de materiais escolares para o próximo ano letivo. No momento da compra, os alunos terão, mais uma vez, a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, pesquisando preços, fazendo escolhas conscientes e planejando o uso dos recursos economizados.
A iniciativa desenvolvida pela Escola Municipal Prof. Marcelino E. Dutra reafirma o compromisso da gestão municipal e da Secretaria de Educação em promover uma formação integral, que vai além dos conteúdos tradicionais, e prepara os estudantes para enfrentar os desafios da vida real. Ao implementar projetos que estimulam a autonomia, o empreendedorismo e a educação financeira, a escola contribui para a formação de cidadãos mais responsáveis, conscientes e preparados para o futuro.
IMPRIMA ESSA NOTÍCIA
ENVIE PARA UM AMIGO