Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Projeto Hortitrop da UFMT busca ampliar a produção de frutas

31.07.2019
13:34
FONTE: André Faust / SECOMM/UFMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: André Faust / SECOMM/UFMT

    Foto: André Faust / SECOMM/UFMT

  • Foto: André Faust / SECOMM/UFMT

    Foto: André Faust / SECOMM/UFMT

Por causa da mudança climática extrema em diferentes estações do ano, produzir frutas na Baixada Cuiabana é um desafio que os produtores locais enfrentam há anos. Para contornar este problema e ampliar a quantidade e o aproveitamento desta cadeia produtiva, o projeto de extensão “Consolidação e Desenvolvimento Continuado do Setor de Fruticultura da Fazenda Experimental da UFMT”, realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso, busca o desenvolvimento de técnicas eficazes para este tipo de plantio na região para compartilhar os resultados com os produtores locais. 

 

O grupo de pesquisa Hortitrop, cujo nome remete ao cultivo de hortaliças em climas tropicais, se divide em diferentes projetos: fruticultura; floricultura; olericultura e paisagismo e conta com uma média entre 15 e 25 estudantes dos cursos de Agronomia, Biologia, Nutrição e Engenharia Florestal.

 

“Ao invés de falar sobre mamão dentro de sala de aula, levo os estudantes à Fazenda Experimental e fazemos a parte prática”, explica o professor Glaucio da Cruz, coordenador do projeto. 

 

Para o estudante de Agronomia e bolsista Pedro Lucas, as aulas práticas proporcionadas pelo projeto são um dos principais aprendizados encontrados em seu curso de graduação. “Sempre digo que é uma pena o grupo não ter nascido antes para eu ter aproveitado desde o meu período de calouro essa experiência. É possível aplicar o que vemos em aula, aprender com os erros e com as limitações. Isto está sendo indispensável para minha formação”, conta.

 

Abacaxis

Dentre os resultados até agora, o abacaxi tem representado o maior sucesso. “Como o abacaxi é uma inflorescência, que é uma reunião de várias flores, usamos hormônio para induzi-lo a florescer. Os agricultores, por exemplo, induzem o abacaxi por 12 meses. Aqui na Fazenda, nós avaliamos em 4, 6, 8 e 10 meses ao mesmo tempo da ‘testemunha’, que é o abacaxi natural sem indução, para ver qual é o melhor estágio desse processo. Se em 6 meses vai produzir o mesmo que produz em 12, por exemplo”, conta o estudante de Agronomia, Davidson Henrique. 

 

Dos 360 abacaxis em tratamento, cerca de 96% se desenvolveram através da indução por 12 meses na mesma frequência da “testemunha”. Desse modo, desenvolver este experimento em menos tempo significa acelerar o processo de produção, conhecimento que irá beneficiar os produtores locais.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO