Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Puxada pelo mercado árabe exportação de carne bovina registra aumento expressivo em março

26.04.2022
11:11
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Agência Brasil

    Foto: Agência Brasil

O volume de exportações de carne bovina em equivalente carcaça, oriunda de Mato Grosso, alcançou em março de 2022, o terceiro maior resultado da série histórica da Secretaria de Comércio Exterior.

 

O volume total exportado no período foi de quase 50 mil toneladas em equivalente carcaça.

 

Os dados são do boletim do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, que apontam que o volume exportado em março representa um acréscimo de 9,74% em relação ao mês de fevereiro deste ano.

 

Essa alta está relacionada ao fato de que alguns países como Singapura e Irã, aumentaram a compra da carne bovina mato-grossense no período.

 

O gerente de relações institucionais da Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso, Nilton Mesquita, explica que essas exportações são uma surpresa positiva, visto que a alta no volume dos embarques é costumeiramente registrada no segundo semestre do ano, devido à maior demanda do mercado e o início da oferta de animais de confinamento.

 

Segundo Mesquita, o aumento das exportações neste ano, no mês de março, é reflexo da alta demanda de compra dos mercados externos, especialmente do mercado árabe, que garantiu esses números expressivos no terceiro mês do ano.

 

Quanto ao faturamento, o resultado das exportações foi de mais de 223 milhões de dólares no mês de março. Isso representa um aumento de 18,71% em relação ao mês de fevereiro, que somou 188 milhões de dólares.

 

 

“Ou seja, houve uma valorização no preço pago pela proteína mato-grossense no mês de março”, explicou o dirigente da Acrimat.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO