Quando as temperaturas caem ou em dias de chuva, é comum que o vidro do carro embace. Isso compromete bastante a visibilidade da motorista e pode se tornar em problemão.
Por que o vidro embaça?
O vidro embaça sempre que a temperatura de dentro do carro é mais alta do que a temperatura externa. O ar de dentro do veículo está cheio de vapor d’água proveniente do próprio ambiente e também da nossa respiração. Ao entrar em contato com o vidro frio, o vapor volta ao estado líquido e cria este embaço.
Como desembaçar o vidro
A forma mais fácil desembaçar o vidro é igualar as temperaturas externa e interna ligando o ar condicionado. O aparelho retira o ar quente e úmido do veículo, joga para o ambiente, e devolve um ar mais fresco e sem umidade. Nos primeiros minutos, pode direcionar o ar para o vidro e acelerar o processo.
Ligar o ar condicionado é a melhor forma de desembaçar o vidro
Se você não tem ar condicionado, ligue o ar quente em direção ao para-brisa. Ele faz com que o vapor evapore, desembaçando o vidro. Para não passar calor dentro do carro, vale intercalar o ar quente com jatos de ar frio. Mas, como essa técnica não resolve a causa do problema, que é a temperatura do ambiente, assim que o ar desligar, o vidro volta ficar cheio de vapor d’água.
Nessas horas, tente resistir bravamente à vontade de passar a mão ou a tradicional flanelinha no vidro embaçado: isso transforma o vapor em gotas, deixando o para-brisa sujo e engordurado, comprometendo ainda mais a visão.
Se, apesar destas ideias o problema continuar, não arrisque: pare em um posto, abra as janelas e tome um cafezinho enquanto o vidro desembaça sozinho. É melhor chegar um pouquinho atrasada no destino e fazer o caminho em segurança.