Mato Grosso, 08 de Maio de 2021
Economia / Agronegócio
Receita Federal faz atualização no programa de declaração do IRPF
01.05.2021
10:20
FONTE: Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

A Receita Federal fez uma nova versão do programa para declaração do Imposto de Renda. Essa atualização foi necessária por causa do adiamento do prazo da entrega para 31 de maio. O prazo inicial terminaria hoje. Quem já fez a declaração, não precisa se preocupar. Essa atualização vale apenas para os contribuintes com Imposto de Renda a pagar.

O programa vai emitir guias do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) com novas datas de vencimento. Com isso, o contribuinte que tiver Darf com vencimento até a data de hoje vai poder pagar o imposto até 31 de maio sem acréscimos.

É importante lembrar que não é preciso fazer uma declaração retificadora nem de reimprimir a guia. A data de vencimento já é atualizada pelo sistema. O mesmo vale para quem optou pelo débito automático: o valor referente a abril só será debitado em 31 de maio.

Além da primeira cota ou da cota única do Imposto de Renda Pessoa Física também foram prorrogadas para o último dia de maio as seguintes datas de vencimento: devolução do auxílio emergencial, doações a projetos financiados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e doações a fundos controlados por Conselhos do Idoso.

A Receita Federal fez um alerta ao cidadão: os valores a serem pagos até 31 de maio vão aparecer como vencidos, no status Declaração, na internet, mas isso deve ser atualizado até o dia 10 de maio. Então não precisa se preocupar porque não haverá juros ou correção em cima desses valores.

De acordo com o último balanço da Receita Federal, de quarta feira (28), pouco mais de 16 milhões de contribuintes enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021, o que representa quase a metade do número previsto para esse ano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO