Mato Grosso, 24 de Setembro de 2025
Politica

Regularização de imóveis e políticas para mulheres são aprovadas em sessão ordinária da Câmara de Lucas

22.09.2025
15:27
FONTE: Herbert de Souza / Ascom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • camara_15

A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde realizou, nesta segunda-feira, sua 29ª Sessão Ordinária, com a apreciação de cinco projetos de lei e o encaminhamento de seis indicações ao Poder Executivo. As matérias aprovadas incluem a cessão de uso de espaço público para uma associação de mulheres, a regularização fundiária de imóveis para famílias em situação de vulnerabilidade, a criação de uma coordenadoria municipal para políticas públicas voltadas às mulheres e o reconhecimento de utilidade pública de duas entidades locais.

Dentre os aprovados, todos em primeira e única votação, destaca-se o Projeto de Lei nº 70/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a cessão de uso gratuito de uma área de 80 metros quadrados localizada no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), à Associação de Mulheres em Busca da Cidadania. A finalidade é viabilizar o desenvolvimento de atividades institucionais e sociais em defesa dos direitos das mulheres, com vigência de dez anos, prorrogável por igual período.

Outra matéria de autoria do Executivo, o Projeto de Lei nº 74/2025, foi aprovado e autoriza a alienação de lotes no Bairro Jardim Primaveras, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social que já residem há vários anos nos imóveis construídos por meio de convênio com o Estado de Mato Grosso. A medida busca regularizar a situação fundiária das famílias, transferindo a propriedade dos lotes.

Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei nº 85/2025, que cria a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Habitação. A nova coordenadoria terá a finalidade de fortalecer e integrar ações voltadas à equidade de gênero, ao enfrentamento da violência contra a mulher e à inclusão social e econômica das mulheres no município.

Em tramitação única, foram aprovados os Projetos de Lei nº 41/2025 e nº 43/2025, de autoria do vereador Márcio Albieri, que declaram de utilidade pública municipal, respectivamente, a Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde (ACILVE) e o Instituto Desportivo Brasil Cultural.

Os parlamentares ainda aprovaram indicações ao Poder Executivo. O vereador Hélio Kaminski indicou a necessidade da continuidade da Avenida Rio Verde, interligando-a à Avenida Cerrado e Rua dos Pássaros, e a sinalização horizontal em rotatórias da cidade. Airton Callai solicitou a instalação de uma guarita de segurança na Escola Menino Deus, enquanto Jackson Lopes sugeriu a ampliação da Praça da Rosa, no bairro Jaime Seiti Fujii, com a construção de um novo campo de futebol. Já o vereador Wlad Mesquita pediu melhorias salariais e direitos para os Guardas de Patrimônio Municipal e a instalação de câmeras com reconhecimento facial nas escolas municipais para controle de frequência e segurança .

A sessão foi transmitida ao vivo e o conteúdo completo está disponível para consulta no canal oficial da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde no YouTube.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO