O terceiro relatório de acompanhamento do cronograma de obras para a Copa do Mundo em Cuiabá mostra que 21 das 24 obras executadas na capital estão em atraso. Em quatro delas o atraso é superior a 180 dias. A apresentação do relatório foi feito na manhã desta terça-feira em Cuiabá pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Antonio Joaquim, relator permanente das obras da Secopa - Secretaria Extraordinária da Copa.
O relatório foi elaborado pela equipe de auditoria da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Serviços de Engenharia do TCE-MT e contém as informações físico financeiras referentes aos meses de fevereiro e março. Das 24 obras programadas, duas já foram concluídas, uma está pontual, 10 apresentam atraso de até 60 dias, 7 estão com atraso de 61 a 180 dias e 4 com atrasos superiores a 180 dias.
A totalidade dos recursos contratados é de R$ 2.245.931.486,42 que envolvem as obras: Arena Multiuso "Novo Verdão", Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, o aeroporto Internacional Marechal Rondon, a implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo, a construção de dois viadutos, quatro trincheiras e três pontes, além de duplicações, restaurações e pavimentações de vias públicas.
"O atraso é um fato, contudo não estamos divulgando ainda as informações referentes ao período que as novas empresas assumiram, acredito que no próximo relatório teremos dados mais animadores" Antonio Joaquim, conselheiro relator das obras da Copa
A situação mais preocupante apontada pelo relator é o atraso na execução das trincheiras e a implantação dos corredores estruturais de transporte. O atraso dos contratos 15, 16 e 17 foram rescindidos por descumprimento das obrigações pelas empresas contratadas o que levou a Administração Pública a contratar novas empresas para darem andamento às obras. "O atraso é um fato, contudo não estamos divulgando ainda as informações referentes ao período que as novas empresas assumiram, acredito que no próximo relatório teremos dados mais animadores", esclareceu o conselheiro Antonio Joaquim.
De todos os contratos em andamento foi executado percentual de 24,80%, restando 75,12% a executar, incluindo as obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos que corresponde a 70% dos recursos empregados. Colocando o VLT para análise à parte, 45,12% do restante das obras já foi executado. Quanto à Arena Pantanal, já foram executados 62,27% dos serviços contratados, se o cronograma for cumprido não haverá atraso na entrega da obra.
Quanto aos atrasos apontados pelo TCE-MT, o gestor da Secopa terá que apresentar um "Plano de Providências" informando as medidas que serão tomadas para solucionar os problemas.
O primeiro relatório foi divulgado pelo TCE-MT no dia 04 de fevereiro e apresentava uma avaliação das obras realizadas até o dia 31 de dezembro de 2012. O segundo relatório foi apresentado em 18 de março com informações das obras da Secopa de até 31 de janeiro de 2013. A divulgação do próximo relatório com dados do mês de abril está prevista para o dia 4/06.