Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Politica

Saiba como proteger o ambiente dos mosquitos e quando passar repelente

18.01.2020
10:35
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Saiba como proteger o ambiente dos mosquitos e quando passar repelente

    Foto: Reprodução

O calor do verão sempre vem acompanhado de uma presença para lá de incômoda: os insetos. Eles podem transmitir doenças graves. O mosquito Aedes aegypti, por exemplo, transmite a dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Já os insetos menos perigosos quase sempre dão coceira e irritação.

 

A pediatra e consultora Ana Escobar e o biólogo e entomologista Fernando Bernardini mostraram  como combater e evitar essas visitas indesejadas.

 

Algumas medidas ajudam a proteger o ambiente dos mosquitos. Feche sempre as janelas no final do dia, use repelentes nas tomadas, aplique repelente spray nas cortinas, use mosquiteiro no berço/cama, instale telas. O ventilador pode ajudar a espantar os insetos.

 

“O ideal é que o repelente de tomada fique a 2 metros de distância da cama”, alerta a pediatra.

 

E o repelente realmente funciona? Sim, e a duração depende do princípio ativo. Os repelentes recomendados pela Organização Mundial da Saúde e liberados pela Anvisa são com icaradina (com duração de dez horas), IR 3535 (com duração de duas horas) e com DEET (com duração de duas horas).

 

Os repelentes com icaridina podem ser usados em crianças a partir dos três meses. Eles também protegem contra o mosquito Aedes aegypti. Já o IR 3535 pode ser usado em crianças a partir dos seis meses e tem baixa toxicidade. O DEET não é recomendado para crianças menores de dois anos e pode ser aplicado, no máximo, três vezes ao dia.

 

Existe repelente específico para as crianças. De acordo com a pediatra, o mais indicado é o repelente com icaridina infantil, pois ele tem alta duração e protege contra o Aedes aegypti. Já as gestantes podem usar qualquer repelente de adulto.

 

Você sabe como usar o repelente no corpo?

-Espalhe bem nas áreas desprotegidas.

-Se for para uma região de muito mosquito, aplique repelente spray sobre a roupa.

-Espere o repelente secar antes de vestir a roupa, encostar num banco ou deitar no lençol.

-Reaplique sempre depois de entrar na água e suar muito.

-O repelente deve ser aplicado depois do hidratante / protetor solar / maquiagem.

 

Citronela protege? Segundo o biólogo, para ter efeito precisa haver alta concentração de citronela no ambiente.

 

E o repelente elétrico? Ele vale para ambientes pequenos, com menos de 10 metros quadrados e com janelas fechadas para aumentar a concentração do produto.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO