Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Sem dinheiro, IBGE suspende provas da seleção para a contratação de recenseadores

07.04.2021
11:23
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

As provas do concurso IBGE 2021, previstas para os dias 18 e 25 de abril, foram suspensas.

 

Os seletivos seriam para os cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador que, juntos, ofereciam 204 mil 307 vagas. 

 

Para Mato Grosso a previsão era contratar 134 agentes censitários municipais, 283 agentes censitários supervisores e três mil e 73 recenseadores.

 

De acordo com o comunicado divulgado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nesta terça-feira, a decisão foi tomada por causa do corte de cerca de 96% do total de recursos destinados à realização do Censo deste ano.  

 

Na votação, o Congresso Nacional, reduziu para apenas 71 milhões de reais o valor destinado para a realização da pesquisa.

 

Antes, o valor negociado para as despesas com o censo era de dois bilhões de reais.  O texto do orçamento 2021 ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

 

Ainda segundo o aviso, o IBGE e o Cebraspe vão fazer um novo planejamento para a aplicação da prova, mas isso vai depender de um posicionamento do Ministério da Economia em relação ao orçamento do Censo.

 

Porém, as demais seleções programadas pelo IBGE estão mantidas, até o momento. Sendo assim, o calendário das provas para Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade e Supervisor de Pesquisas está mantido.

 

Em 2021, o concurso IBGE abriu seis editais com mais de 210 mil vagas temporárias para o Censo Demográfico deste ano e demais seleções.

 

As oportunidades são para profissionais dos níveis fundamental, médio e superior em todo o Brasil. Para mais informações sobre a suspensão das provas do IBGE acesse o site cebraspe.org.br/concursos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO