Mato Grosso, 28 de Maio de 2020
Mato Grosso
Sema retira 240 metros de redes de pesca proibidas em rio em MT
07.04.2020
07:50
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • A rede é considerada um dos instrumentos de pesca predatória mais nocivos aos estoques pesqueiros, tendo em vista que ele retira uma grande quantidade de peixes de uma só vez.

    Rede de pescas estão entre itens proibidos durante todo ano em rios de MT — Foto: Sema/MT

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) retirou 240 metros de redes do Rio Araguaia, no último sábado (4) e domingo (5), na região nordeste de Mato Grosso.

 

O rio passou por fiscalizações durante o fim de semana e em Confresa, a 1.160 km de Cuiabá , a secretaria se uniu à Polícia Militar para orientar turistas e pescadores sobre a proibição de atividades turísticas na região de acordo com um decreto municipal.

 

Durante a patrulha fluvial, foram retirados 170 metros de redes do rio.

 

Em outro trecho do rio, que fica em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, a Sema retirou 70 metros de redes.

 

A rede é considerada um dos instrumentos de pesca predatória mais nocivos aos estoques pesqueiros, tendo em vista que o apetrecho retira uma grande quantidade de uma só vez. Nela, os peixes ficam presos em suas malhas devido ao seu próprio movimento.

 

Segundo o último relatório da Sema, em três meses - de outubro do ano passado, a janeiro deste ano -, foram apreendidas 156 redes e 29 tarrafas.

 

Fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores devem seguir as regras determinadas por lei estadual, que estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, fisga, gancho, substâncias tóxicas, entre outros.

 

As regras no estado também proíbe a captura, comercialização e transporte das espécies Dourado e Piraíba.

 

O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à ouvidoria da Sema pelo telefone 0800-65-3838 ou via WhatsApp no (65) 99281- 4144.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO