Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Sensação dos playoffs e carrasco de Tom Brady: conheça Derrick Henry, o "rei" da zebra Tennessee

14.01.2020
09:13
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Sensação dos playoffs e carrasco de Tom Brady: conheça Derrick Henry, o "rei" da zebra Tennessee

    Foto: Reprodução/Twitter

Derrick Henry é o grande nome dos playoffs da NFL nas últimas semanas. Depois de atropelar e eliminar o New England Patriots, do hexacampeão Tom Brady, o running back de 26 anos voltou a ter atuação exuberante no último sábado, na vitória do Tennessee Titans sobre o Baltimore Ravens, que acabou com as chances do time de melhor campanha na temporada regular de chegar ao Super Bowl.

 

Foram 202 jardas totais para Henry e ainda um passe para touchdown, que ajudaram a equipe de pior campanha na conferência a se classificar para a decisão contra o Kansas City Chiefs, domingo, às 17h05 (horário de Brasília). Os Ravens são a última de uma longa lista de vítimas do corredor, que começa muito antes de ele chegar aos campos da NFL.

 

Começo no atletismo

Se engana quem pensa que Derrick Henry praticou apenas futebol americano. O jogador de 1,91m e 112 kg, quando jovem se dividia entre o basquete, o atletismo (nas provas de 100, 400, 4x100, 4x400) e os campos na Yulee High School.

 

Mas foi com a bola oval que ele brilhou. Henry é considerado o melhor running back da história do futebol americano escolar. O então camisa 2 já se destacava pelo tamanho e velocidade, sendo quase impossível de derrubar pelas outras crianças da mesma idade.

 

"Muitos jogadores se preocupavam em como chegar nele, qual técnica usar para derrubá-lo. Precisa de mais de um jogador para fazer o tackle. Derrick Henry era muito falado", lembra Nate Bryant, ex-safety da South Lake High School que enfrentou Henry na época.

Em quatro anos em Yulee, o Derrick totalizou 12.123 jardas terrestres, recorde da história do futebol americano de high school, que durava desde 1953, e 153 touchdowns, sendo 4.260 jardas e 55 touchdowns apenas no último ano. Em 2019, o jogador foi homenageado pela escola, com direito a cerimônia e camisa aposentada.

 

Mudança de posição?

"King" Henry deixou a colégio como um dos melhores prospectos dos Estados Unidos, mas seu porte físico fez com que alguns programas quisessem trocá-lo de posição. Running backs costumam ser jogadores mais baixos e ágeis. Cogitava-se, inclusive, que ele virasse linebacker, em vez de continuar no ataque.

 

O próprio jogador nunca falou sobre uma possível mudança de posição, mas um companheiro de Titans chegou a confundi-lo com defensor. Foi o center Ben Jones.

 

"No primeiro dia dele em Alabama, meu irmão era preparador físico por lá, eu estava conversando com ele e perguntei: 'quem é aquele linebacker?' Ele tinha uns 17 anos na época", lembrou Jones em entrevista à ESPN americana.

 

Mas a força e a velocidade do astro escolar fizeram com que Alabama apostasse nele. Por lá, foi discreto nos dois primeiros anos, mas no terceiro explodiu. Mostrando o mesmo domínio físico que no high school, ele empilhou 2.310 jardas e 28 touchdowns totais, o que lhe rendeu o prêmio Heisman, de jogador mais espetacular no futebol americano universitário, em 2015.

 

Vai custar caro!

A temporada 2019/2020 é o grande momento da carreira profissional do camisa 22 dos Titans. Se nos três primeiros anos com a franquia ele não teve tanto destaque, este ano o jogador liderou a NFL em jardas terrestres e ainda anotou 16 touchdowns carregando a bola.

 

Especialmente na reta decisiva. São três partidas consecutivas com pelo menos 180 jardas terrestres, a primeira vez na história da NFL que um jogador consegue fazer isso.

 

 

E tudo isso vai acabar custando muito caro para Tennessee. Isso porque Derrick está no último ano de contrato e, com tudo que vem fazendo em campo, deve receber bastante dinheiro no novo vínculo, seja com os Titans ou em qualquer outra franquia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO