Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Setembro Dourado | Especialista alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil

24.09.2021
08:53
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Com diagnóstico precoce, 75% dos pacientes com câncer infantil conseguem ter recuperação completa.

 

Para alertar sobre como identificar os sintomas dos diversos tipos de tumores que podem surgir durante a fase de crescimento foi criada a Campanha Setembro Dourado.

 

A iniciativa, da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, visa diminuir os casos da doença que está entre as principais causas de morte não-acidental entre crianças e jovens no Brasil com até 19 anos, de acordo com Inca, Instituto Nacional de Câncer.

 

O oncologista pediátrico Afonso Pereira Leite Neto, da Clínica Oncolog, aponta que os tumores mais comuns na infância são a leucemia, que representa entre 50% e 60% dos casos.

 

Depois são os tumores do cérebro, linfomas e ósseos.

 

O médico lembrou que ainda não é possível falar em prevenção do câncer infanto-juvenil. Diferente do que ocorre com os adultos, não existem evidências sobre exposições ambientais estarem relacionados ao desenvolvimento da doença. Por este motivo, o diagnóstico precoce é o ponto a ser destacado, reforçou o especialista.

 

“Esse mês é um momento em que as pessoas vão relembrar a importância, principalmente em ter um acompanhamento frequente com um médico de confiança da criança, fazer os exames de rotina”, explica Afonso. 

 

O Inca estima que para o triênio 2020/2022 sejam diagnosticados oito mil 460 novos casos de câncer infanto-juvenil.

 

 

O médico alerta ainda que os sintomas da doença podem ser confundidos muitas vezes com outras doenças bem comuns na infância. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO