Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Trocas de clube, lesões... como estão os últimos convocados por Tite, que divulga lista nesta sexta

18.09.2020
09:59
FONTE: GloboEsporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Trocas de clube, lesões... como estão os últimos convocados por Tite, que divulga lista nesta sexta

    Tite durante convocação no dia 6 de março; técnico refaz lista para primeiros jogos das eliminatórias — Foto: Felipe Moreno/MoWA Press

Com a estreia nas eliminatórias confirmada para o dia 9 de outubro, contra a Bolívia, na Neo Química Arena, a seleção brasileira anuncia a convocação nesta sexta-feira - também para o segundo jogo, no dia 13, fora de casa contra o Peru. Tite vai refazer a lista que chegou a ser divulgada com 24 jogadores no dia 6 de março, para as datas inicialmente previstas.

 

Os nomes serão anunciados às 12h30, e o técnico concede entrevista coletiva às 15h. A lista pode ter algumas mudanças, já que Alisson estava fora por conta de lesão em março, e dois jogadores antes chamados vêm de problemas físicos, casos de Daniel Alves e Bruno Henrique.

 

A Fifa informou à Conmebol que as seleções poderão convocar jogadores do futebol europeu, já que não será exigida quarentena na volta de viagens à América do Sul. Com isso, Tite contará com o que tem de melhor à disposição.

 

Quatro trocaram de clube, seis estão no futebol brasileiro e 11 ainda não entraram em campo para jogos oficiais na temporada 2020/21. Veja como estão os 24 jogadores da lista do dia 6 de março:

 

GOLEIROS

Ederson (Manchester City)

Com Alisson lesionado à época, o goleiro do City teria chance para ser titular caso as partidas das eliminatórias acontecessem nas datas inicialmente previstas. Agora, com o arqueiro do Liverpool à disposição, Ederson, que falhou na eliminação para o Lyon na Champions, deve ficar novamente no banco. Ele ainda não jogou na atual temporada.

 

Weverton (Palmeiras)

Goleiro da defesa menos vazada da elite do futebol brasileiro na temporada, foi importante para a conquista do Campeonato Paulista ao defender dois pênaltis na disputa contra o Corinthians. Sofreu 11 gols em 15 jogos desde a retomada do futebol.

 

Ivan (Ponte Preta)

Com 14 gols sofridos em 15 jogos desde a retomada, é uma das peças importantes do time semifinalista do Paulista e atual terceiro colocado da Série B. Porém, com a volta de Alisson, é quem mais corre risco de não ver o nome repetido na convocação.

 

LATERAIS

Daniel Alves (São Paulo)

Está em fase de recuperação de cirurgia no antebraço direito, fraturado em jogo contra o Athletico-PR, no dia 26 de agosto. O São Paulo ainda não tem data definida para o retorno, mas a expectativa inicial era que estivesse à disposição no fim de setembro. Atuando como meia, fez sete jogos e um gol após o retorno do futebol no Brasil.

 

Danilo (Juventus)

Campeão italiano com a Juventus, alternou com Cuadrado durante a temporada na lateral direita - fez 32 jogos e foi reserva na eliminação para o Lyon na Champions. Começou jogando no amistoso de pré-temporada contra o Novara.

 

Alex Sandro (Juventus)

Parceiro de Danilo na Juve, foi mais utilizado na temporada passada - 41 vezes - e foi titular no jogo decisivo pela Champions. Com Pirlo, novo técnico, também começou jogando no amistoso de pré-temporada. A Juve estreia pelo Italiano neste domingo, contra a Sampdoria.

 

Renan Lodi (Atlético de Madrid)

Firmou-se no time titular do Atlético de Madrid, que conseguiu sequência de 11 jogos sem derrota na volta do futebol. A equipe ainda não fez sua estreia oficial na temporada 2020/21 - enfrenta o Granada no próximo dia 27 pelo Espanhol.

 

ZAGUEIROS

Thiago Silva (Chelsea)

Vice-campeão da Champions em seu último jogo pelo PSG, acertou com o Chelsea para a temporada 2020/21, mas ainda não fez sua estreia pelo novo clube. Teve um bom desempenho nos últimos jogos pela equipe francesa.

 

Marquinhos (PSG)

Outro nome importante do PSG para os dois títulos de Copa e o vice da Champions na temporada passada, quando foi mais usado como volante. Após recuperar-se do Covid-19, voltou a campo - como zagueiro - na vitória por 1 a 0 sobre o Metz, a primeira do time de Paris no Campeonato Francês 2020/21.

 

Éder Militão (Real Madrid)

Reserva no Real Madrid, substituiu Sergio Ramos no jogo decisivo pela Champions e foi bem - viu seu companheiro Varane falhar na eliminação para o Manchester City. Fez 20 partidas em 2019/20, sendo sete após a retomada do futebol.

 

Felipe (Atlético de Madrid)

Perdeu espaço no time de Simeone e fez apenas cinco jogos desde a volta do futebol na Europa. No jogo decisivo pela Champions, ficou no banco - a dupla de zaga titular foi formada por Giménez e Savic. O nome de Diego Carlos, do Sevilla, pode aparecer para substituir o ex-zagueiro do Corinthians.

 

MEIAS

Arthur (Juventus)

Após temporada ruim e saída turbulenta do Barcelona, foi apresentado na Juventus, que ainda não fez jogos oficiais na temporada 2020/21. Arthur atuou nos últimos 45 minutos do amistoso contra o Novara - goleada por 5 a 0. Seu último jogo oficial foi no dia 27 de junho, ainda pelo Barça.

 

Casemiro (Real Madrid)

Foi um dos grandes nomes do Real Madrid na campanha do título espanhol, com sequência de 10 jogos de invencibilidade após a retomada do futebol. Sua última partida foi no dia 7 de agosto, na eliminação para o Manchester City na Champions. O Real volta a jogar neste domingo, contra a Real Sociedad.

 

Fabinho (Liverpool)

Titular do Liverpool avassalador da última Premier League, já entrou em campo duas vezes nesta temporada. Foi titular no vice da Supercopa para o Arsenal e reserva na estreia do Inglês, na vitória por 4 a 3 sobre o Leeds. Pode em breve ganhar concorrência de peso no meio-campo do time: Thiago Alcântara.

 

Bruno Guimarães (Lyon)

Chegou ao futebol europeu pouco antes da pandemia e logo tornou-se peça-chave do meio-campo do Lyon. Teve boas atuações, inclusive contra a Juventus na Champions, e já entrou em campo três vezes nesta temporada, contra Dijon, Bordeaux e Montpellier pelo Campeonato Francês.

 

Everton Ribeiro (Flamengo)

Um dos grandes nomes de destaque do Campeonato Brasileiro, marcou dois golaços, contra Bahia e Fortaleza, e segue sendo referência técnica no time. Campeão carioca nos primeiros jogos que marcaram a volta do futebol, é nome forte para ser novamente lembrado por Tite. Mas a véspera da convocação não foi feliz. Sofreu a goleada por 5 a 0 para o Independiente del Valle na volta da Libertadores.

 

Philippe Coutinho (Barcelona)

Retornou ao Barcelona após ser campeão da Champions com o Bayern de Munique, e fez gol nos dois amistosos de pré-temporada que disputou - vitórias por 3 a 1 sobre Nástic e Girona. O Barça faz sua estreia oficial no próximo dia 27, contra o Villarreal, pelo Campeonato Espanhol.

 

ATACANTES

Gabriel Jesus (Manchester City)

Sem jogar desde a eliminação para o Lyon na Champions, no dia 15 de agosto, vem da temporada mais goleadora de sua carreira, com 23 gols marcados. O City estreia no Campeonato Inglês nesta segunda-feira, contra o Wolverhampton. Na seleção brasileira, Jesus tem suspensão de um jogo para cumprir e não pode ser utilizado contra a Bolívia.

 

Richarlison (Everton)

Teve a temporada mais goleadora de sua carreira em 2019/20, com 15 gols marcados - empatado com o ano de 2017, pelo Fluminense. Peça importante no Everton de Carlo Ancelotti, entrou em campo na vitória por 1 a 0 sobre o Tottenham, na estreia do Campeonato Inglês.

 

Firmino (Liverpool)

Nome de destaque e autor do gol do título mundial no fim do ano passado, teve em 2019/20 sua segunda pior média desde que chegou ao Liverpool: 0,23 por partida. Após a retomada do futebol, enfrentou um jejum de sete jogos, finalizado na penúltima rodada do Inglês, contra o Chelsea. Em 2020/21, foi titular nas duas partidas oficiais disputadas.

 

Gabriel Barbosa (Flamengo)

Viveu um pequeno jejum de gols na retomada do futebol e teve expulsão polêmica na final do Campeonato Carioca, mas voltou a ser fundamental para o Flamengo no Campeonato Brasileiro: marcou cinco gols nos últimos seis jogos. Na volta da Libertadores, foi titular e viu sua equipe ser goleada por 5 a 0 para o Independiente del Valle.

 

Neymar (PSG)

Destaque na Champions que terminou com o PSG vice, é um dos concorrentes ao prêmio da Uefa de melhor atacante da última temporada - além de ser um dos favoritos para figurar no The Best da Fifa. Sem jogar pela seleção brasileira desde o dia 13 de outubro de 2019, voltará após recuperar-se do Covid-19 e envolver-se em briga que resultou em dois jogos de punição logo na estreia do Campeonato Francês 2020/21.

 

Everton (Benfica)

O único da lista que trocou o Brasil pela Europa depois da convocação. Deixou o Grêmio após conquistar o Campeonato Gaúcho e foi para o Benfica de Jorge Jesus, que logo na primeira partida oficial da temporada foi eliminado na fase prévia da Champions. Em jogos oficiais em 2020, Cebolinha tem apenas três gols em 16 exibições.

 

Bruno Henrique (Flamengo)

Ficou 17 dias afastado no Flamengo por conta de um edema no joelho, mas voltou a ficar à disposição diante do Independiente Del Valle, pela Libertadores, e entrou no segundo tempo da derrota por 5 a 0. Quando deixou o time, na vitória contra o Santos, não estava em um bom momento, há oito jogos sem fazer gol.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO