Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

TSE | Representantes das Forças Armadas analisam código fonte das urnas

04.08.2022
06:51
FONTE: Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Agência Brasil

    Foto: Agência Brasil

Representantes das Forças Armadas passaram essa quarta-feira em uma sala do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, para analisar o código-fonte de urnas eletrônicas que vão ser usadas nas eleições deste ano.

 

O código-fonte é a linguagem de programação de um software, que dá as instruções para que o sistema funcione.

 

O TSE liberou o acesso de militares ao código-fonte das urnas após o Ministério da Defesa enviar um documento na última segunda-feira com um pedido de urgência para a visita.

 

Nenhum dos representares dos militares conversou com a imprensa..

 

A abertura do código-fonte para inspeção é uma das etapas realizadas pelo TSE para garantir a Transparência Eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas. Ela é realizada antes de cada eleição.

 

O convite para a inspeção do sistema das urnas foi feito a todas as entidades fiscalizadoras, desde outubro do ano passado. Foi feito a membros do governo, partidos políticos e instituições, como a OAB e universidades. As próprias Forças Armadas também foram convidadas na época.

 

O código-fonte já foi verificado, por exemplo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Senado Federal e a Polícia Federal.

 

 

O Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União chegaram a passar três dias realizando a análise do código-fonte. A inspeção pelo PTB, o Partido Trabalhista Brasileiro, está em andamento.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO