A tuberculose pleural, doença até então pouco conhecida, tornou-se famosa recentemente por ter sido diagnosticada no cantor Thiaguinho. Mas, o que de fato é a tuberculose pleural? De acordo com a doutora Keyla Maia, especialista em pneumologia, é uma tuberculose como outra qualquer, porém localizada na região da pleura – membrana que envolve o pulmão.
Apesar de ser uma doença bastante comum e atingir a todas as idades, a especialista explica que a tuberculose pleural não é uma doença primária, nem transmissível. “O bacilo de Koch, micro-organismo que causa a doença, entra pelos pulmões. Portanto, antes de ter a modalidade pleural, o paciente tem primeiro a tuberculose comum, que é a pulmonar. Entretanto, o organismo de algumas pessoas combate a tuberculose primária antes mesmo que a pessoa infectada se dê conta da doença”, diz Maia.
Outro ponto importante ressaltado pela médica é a importância do diagnóstico precoce, uma vez que os sintomas da doença podem ser confundidos com um resfriado. “Muita gente tem a doença e não sabe. Tosse por mais de 14 dias, perda de peso sem explicação, dor para respirar e apatia em crianças, podem ser sintomas da doença”, esclarece a médica.
No caso dos fumantes, Keyla alerta que a atenção deve ser redobrada. Quem fuma tem mais chances de ser contagiado pela tuberculose comum e, consequentemente, pela pleural também.
Ao notar a presença de algum dos sintomas mencionados, é imprescindível procurar um médico. A tuberculose pleural pode ser diagnosticada através de um exame simples de raio-x, que vai observar se a quantidade de líquido presente no pulmão está acima do normal. “Quando fora do comum, a pleura produz uma quantidade excessiva de água, deixando o pulmão apertado, tal qual um ônibus lotado.”, explica.
Ainda que curável, o tratamento da tuberculose pleural é bastante longo. Em média são 6 meses de tratamento com vários tipos de antibióticos, encontrados apenas nos postos de saúde.