Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Esportes

Tudo que você precisa saber sobre a final da Conferência Leste da NBA entre Celtics e Heat

15.09.2020
09:02
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Tudo que você precisa saber sobre a final da Conferência Leste da NBA entre Celtics e Heat

    Apresenta Boston Celtics x Miami Heat — Foto: Arte ge

Vai começar a grande final da Conferência Leste! E aí? Esperava Milwaukee Bucks e o Toronto Raptors nessa batalha? Pois Boston Celtics e Miami Heat surpreenderam, desbancaram pesos-pesados da conferência e prometem fazer uma série de arrepiar. A propósito, essa será a primeira final de Conferência sem um primeiro ou segundo colocado da fase regular desde a temporada 1983-84.

 

O Boston Celtics leva para a disputa o mérito de ter eliminado o Toronto Raptors, atual campeão e dono da segunda melhor campanha do Leste. Já o Miami Heat, só perdeu um jogo nos playoffs e protagonizou a maior surpresa do mata-mata ao derrubar o Milwaukee Bucks, dono da melhor campanha da temporada, com um contundente 4 a 1.

 

Agora, os times medem forças por um lugar ao sol na grande final da NBA. Confira retrospecto, números, destaques individuais, jogadores chave e curiosidades sobre a série.

 

Quem é quem na série

Além do fato de terem derrubado adversários mais bem colocados na fase de classificação, Boston Celtics e Miami Heat têm em comum defesas muito sólidas. Ambos figuram entre os quatro melhores times defensivos dos playoffs, sendo que o Boston tem a melhor defesa do mata-mata.

 

O Miami tem consistência nos arremessos de fora, muitos jogadores capazes de converter bolas de três e um líder nato na figura do experiente Jimmy Butler. Já o time de Massachusetts é formado por um elenco jovem, mas talentoso, e que defensivamente é capaz de neutralizar qualquer time da NBA.

 

Time base dos Celtics: Kemba Walker, Marcus Smart, Jaylen Brown, Jayson Tatum e Daniel Theis.

 

Time base do Heat: Goran Dragic, Duncan Robinson, Jimmy Butler, Jae Crowder e Bam Adebayo.

 

Agenda da série

(5º) Miami Heat x Boston Celtics (3º)

Jogo 1: Terça (15/09) Heat x Celtics, às 19h30

Jogo 2: Quinta (17/09) Heat x Celtics, a definir

Jogo 3: Sábado (19/09) Celtics x Heat, 21h30

Jogo 4: a definir

Jogo 5: a definir

Jogo 6: a definir

Jogo 7: a definir

 

Retrospecto entre as equipes

Na temporada regular 2019-2020

Os Celtics venceram o Heat por 2 a 1 na temporada regular: 112 a 93 no dia 4 de dezembro em Boston, e 109 a 101 em Miami, no dia 28 de janeiro. O Heat venceu a única disputa da bolha entre os times, 112 a 106, em 4 de agosto.

 

Em playoffs

Celtics e Heat se enfrentam nos playoffs pela quarta vez. O Miami venceu duas das três séries já disputadas. Mais recentemente, o Heat, que contava com LeBron James, derrotou os Celtics na final da Conferência Leste de 2012, acabando como campeão da NBA naquele ano.

 

Sem a menor dúvida, o grande duelo da série será entre Jayson Tatum e Jimmy Butler. Tatum é o indiscutível líder ofensivo dos Celtics, possui um belo arsenal ofensivo e é capaz de dominar qualquer partida quando está confiante. Já Jimmy Butler, foi o motivo pelo qual o Heat derrubou os Bucks. O ala pode ser decisivo tanto na defesa quanto no ataque, além de ser mentalmente uma fortaleza.

 

O fator fadiga pode pesar?

Enquanto os Celtics tiveram que disputar uma série desgastante de 7 jogos contra os Raptors, o Heat passou pelos Bucks sem muito drama. A "minutagem" dos jogadores dos Celtics é bem maior nos playoffs, sendo que o elenco do Heat jogou pela última vez na quarta-feira, dia 9 de setembro. Veja a relação de minutos disputados nos playoffs pelos jogadores mais importantes das equipes.

 

Boston Celtics: Kemba Walker (413min), Marcus Smart (419min), Jaylen Brown (426min), Jayson Tatum (433min), Daniel Theis (304min).

 

Miami Heat: Goran Dragic (312min), Tyler Herro (291min), Duncan Robinson (237min), Jimmy Butler (318min), Bam Adebayo (318min), Jae Crowder (270min).

 

Jogadores chave na série

Gordon Hayward e Tyler Herro surgem como os "x-factors" da série. Hayward sofreu uma torção de tornozelo grau 3 na estreia dos Celtics nos playoffs, jogo 1 contra o Philadelphia 76ers. O ala perdeu os últimos 10 jogos do time na pós-temporada, mas com a classificação à final do Leste, o Boston espera ter Hayward de volta contra o Heat. O jogador teve médias de 17.5 pontos, 6.7 rebotes e 4.1 assistências na temporada 2019-2020 e pode ser um problema para o Miami.

 

O jovem Tyler Herro será importante peça complementar de um ataque que gira em torno de Butler, Adebayo e Dragic. Em seu primeiro playoff, Herro conquistou a confiança do técnico Erik Spoelstra com média de 14.7 pontos e 40% de aproveitamento nos arremessos nos playoffs. Embora Duncan Robinson seja o titular, Herro tem jogado mais minutos e pode crescer diante de uma segunda unidade pouco confiável do Boston Celtics.

 

Você sabia?

  • Aos 36 anos, Andre Iguodala volta a uma final de Conferência pela sexta temporada consecutiva. As cinco participações anteriores foram pelo Golden State Warrios, onde foi campeão três vezes.
  • Jae Crowder e Kelly Olynyk, que atuam no Heat, são os únicos jogadores da série que passaram pelos dois times recentemente.
  • Nessa mesma época do ano passado, Kemba Walker, Jayson Tatum, Jaylen Brown e Marcus Smart disputavam a Copa do Mundo da Fiba pela seleção americana. Walker tinha recém-assinado com os Celtics, e tinha a primeira oportunidade de construir uma química com os novos companheiros de time na NBA.
  • Nos treinamentos pré-Draft, os Celtics ficaram encantados com Tyler Herro e almejavam pescá-lo na 14ª posição. Só que o Miami o escolheu uma posição antes, em 13º.
  • O ala-armador Duncan Robinson, do Heat, cresceu em New England e frequentou jogos dos Celtics como torcedor.
  • Antes de optar pelos Celtics na free agency de 2017, Gordon Hayward teve uma reunião com o Heat. Para conseguir contratar o ala, os Celtics abriram mão do então agente livre restrito Kelly Olynyk, por um espaço na folha salarial que comportasse o salário de Hayward. O Heat acabou indo atrás de Olynyk, hoje uma importante peça vinda do banco.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO