Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Unemat abre Centro de Línguas para ensinar idiomas indígenas

20.04.2021
09:15
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Assessoria

    Foto: Assessoria

A Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, vai contar com o Clam, Centro de Línguas Ameríndias em suas instâncias colegiadas.

 

O espaço será voltado para o ensino, pesquisa e extensão e vai ofertar cursos de línguas originárias, em especial as faladas em Mato Grosso.

 

O Clam também irá promover pesquisas para documentação dessas línguas e servirá como espaço para execução de ações de extensão voltadas para o ensino de línguas em aldeias indígenas.

 

Em Mato Grosso, existem 48 grupos étnicos que falam cerca de 34 línguas diferentes e cujos estudos descritivos dessas línguas estão em diferentes estágios. A maioria dessas línguas se ligam a dois troncos linguísticos: Tupi e o Macro-jê, mas há também línguas isoladas como o Myky, Manoki e Trumai, além do complexo linguístico Nambikwara.

 

No entanto, as pesquisas em desenvolvimento na Unemat demonstram que apesar dessa grande diversidade linguística presente no Estado, que conta com povos monolíngues em sua língua ancestral, até comunidades que já perderam suas línguas e hoje falam exclusivamente o português.

 

O Centro vai funcionar no Campus de Barra de Bugres, porque ali já abriga a Faculdade Indígena Intercultural. 

 

A Unemat acredita que o Centro de Línguas Ameríndias vai possibilitar que linguistas indígenas e não indígenas possam se formar e qualificar de forma a contribuir para problematizar, estudar e documentar as línguas ancestrais que são faladas em Mato Grosso.

 

 

Um grande diferencial desse Centro é a participação de professores indígenas que fazem parte tanto do corpo docente, como do Conselho Superior do Centro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO