Apesar de serem consideradas charmosas e até mesmo sedutoras, as unhas longas, além de exigirem manutenção constante e cuidados extras, ainda podem provocar problemas de saúde, já que, segundo um recente estudo divulgado pela rede ABC, são consideradas anti-higiênicas e ambientes propícios para transporte de germes e bactérias.
Unhas longas são sujas?
De acordo com a pesquisa, unhas naturais ou postiças superiores a 3 milímetros a partir da ponta do dedo carregam mais bactérias, germes e leveduras do que unhas curtas. Foi analisado ainda que surtos de infecções mortais em UTIs podem estar relacionados a unhas longas de profissionais de saúde.
Entre as ameaças encontradas sob as unhas de pessoas que pessoas que trabalham em hospitais estão bactérias que causam pneumonia e infecções urinárias e levedura que pode provocar infecções sanguíneas.
Os pesquisadores afirmam que o recomendável é lavar as mãos por pelo menos 15 segundos, mas que a maioria das pessoas não gastam sequer metade deste tempo para fazer a higienização. Além disso, apenas água e sabão não são suficientes para eliminar completamente os germes e, portanto, manter as unhas curtas seria a melhor alternativa para ficar longe de problemas de saúde.