Mato Grosso, 05 de Janeiro de 2026
Mato Grosso

Unidades de saúde realizam testes rápidos para detecção de sífilis e outras doenças

17.10.2013
16:21
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

No próximo sábado (19), é dia Dia Nacional de Combate a Sífilis e uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde para detectar precocemente a doença e promover o tratamento é incentivar as pessoas a realizarem o teste rápido.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Francieli de Carlo, o procedimento está disponível diariamente em todas as unidades de saúde e qualquer pessoa pode solicitar. “O teste é simples e em 15 minutos sai o resultado. Se der positivo, o paciente será encaminhado para o exame laboratorial e tratamento.”

A sífilis é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Os primeiros sintomas são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado.

A doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem proteção, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou parto. O uso do preservativo em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios mais simples, confiáveis e baratos de se prevenir contra a doença.

O tratamento é simples e está disponível na rede municipal de saúde. Além do teste rápido para sífilis, também estão disponíveis os testes para detecção de Hepatite B, C e HIV.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO